Trabalhadores em arquitetura denunciam assédio e precariedade no setor

Os trabalhadores em arquitetura denunciaram hoje “práticas reiteradas e instituídas” de assédio laboral no setor, apontando a precariedade como principal instrumento de intimidação, e anunciaram que vão lutar contra o pacote laboral do Governo, que agrava as condições.

© D.R.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores em Arquitetura (SINTARQ) revela que os relatos que lhe chegam confirmam que no setor da arquitetura “o assédio é estrutural e transversal, uma realidade que não pode ser banalizada e que tem de acabar”.

De acordo com o mais recente inquérito promovido pelo SINTARQ, realizado em 2023, cerca de 60% daqueles profissionais afirmam ter sido vítimas ou testemunhas de situações de assédio ou discriminação nos locais de trabalho.

Entre os testemunhos recolhidos pelo sindicato, incluem-se trabalhadores que descrevem “episódios de coerção, intimidação e até tortura psicológica”, assim como situações em que eram “humilhados” ou ameaçados de não receber o salário por superiores hierárquicos.

O SINTARQ sublinha que a precariedade é “o principal instrumento de intimidação e assédio”, permitindo “salários indignos, horários desumanos e ausência de estabilidade e progressão na carreira”, além de impedir a reivindicação de direitos laborais como o pagamento de horas extraordinárias ou a negociação salarial.

O comunicado destaca que com o apoio sindical vários trabalhadores têm conseguido efetivar vínculos e garantir direitos laborais, incluindo a regularização de falsos recibos verdes e falsos contratos a termo, bem como melhorias salariais e aumento de dias de férias.

O SINTARQ alerta ainda para a possibilidade de agravamento do problema com o anteprojeto de lei laboral apresentado pelo Governo, que contempla mais de cem alterações que “agravam as condições de trabalho, desprotegendo os trabalhadores”.

Entre as alterações propostas nesse novo pacote laboral contam-se o aumento da duração dos contratos a termo de dois para três anos, sem limite de renovações, a facilitação dos despedimentos ou a dispensa da realização de instrução (apresentação de provas e testemunhas) por iniciativa do trabalhador.

“Ou seja, impedir que os trabalhadores possam contrariar os factos de que são acusados no processo disciplinar”, frisa o sindicato.

O SINTARQ reafirmou o seu compromisso em “agir pelo fim do clima de intimidação e assédio instalado em muitas empresas do setor” e apelou à organização coletiva dos trabalhadores.

Por tudo isto, a estrutura sindical anuncia que participará, no próximo dia 08 de novembro, na Marcha Nacional contra o Pacote Laboral, promovida pela CGTP-IN, e realizará nessa manhã um plenário nacional de trabalhadores em arquitetura, para definir ações de defesa do trabalho e dos direitos no setor.

Últimas do País

O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.
Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato.
O primeiro dia de greve dos trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso registou uma adesão de 98%, segundo um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.
O primeiro grande santuário da Europa para elefantes que viveram em cativeiro está a ‘nascer’ nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, com a chegada dos primeiros animais prevista para o início de 2026, divulgaram hoje os promotores.
Cerca de 29% das crianças apresentam problemas audiológicos à entrada para o 1.º ciclo do ensino básico, revelou um estudo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que realça a importância da realização de rastreios em idade pré-escolar.
O nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, nos Açores, voltou a subir para V3 (sistema vulcânico em fase de reativação), revelou hoje o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR).
Doze projetos portugueses estão nomeados para o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Prémio Mies van der Rohe 2026 (EUmies Awards 2026), anunciou hoje a Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe.
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição que pede a criação de cuidados intensivos pediátricos no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será este mês submetida à Assembleia da República, descreveu hoje Nuno Silva, primeiro subscritor da iniciativa.
O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho hoje publicado.
O fornecimento de energia elétrica já foi reposto na totalidade, depois de o mau tempo ter chegado a deixar cerca de 37 mil clientes sem luz, disse à Lusa fonte da E-Redes, a operadora da rede de distribuição elétrica.