Abandono do Estado Social ou guerrilha entre ministérios?

Portugal enfrenta, há longos anos, um drama silencioso, mas devastador, onde milhares de cidadãos, na sua maioria idosos, permanecem internados em hospitais do SNS muito depois de terem alta clínica. São as chamadas “altas sociais”. Não por necessidade de cuidados médicos, mas por ausência de resposta social. Em janeiro de 2026, registavam-se cerca de 2.800 casos. O problema não é novo, mas tornou-se insustentável.

O que assistimos não é um simples “atraso administrativo”, é o retrato fiel do colapso do Estado Social tal como foi construído pelo PS e pelos partidos do sistema.

O paciente tem alta médica, mas ou não tem família disponível, ou não tem vaga em lares, ou não tem apoio domiciliário suficiente nem cuidados continuados acessíveis. Fica no hospital, ocupando uma cama cara, expondo-se a infeções hospitalares e impedindo a entrada de outros doentes que realmente precisam. O custo é elevado — centenas de milhões de euros por ano — e a dignidade humana é zero.

A culpa não é da “falta de dinheiro”, é da falta de coordenação, de planeamento e de coragem política. Assistimos a uma guerrilha surda entre o Ministério da Saúde e o da Segurança Social. Ninguém quer assumir os gastos nem a responsabilidade. O PS, que governou durante anos, integrou mal as respostas sociais, burocratizou tudo e desresponsabilizou as famílias. Agora, com medidas cosméticas, tenta-se disfarçar a falência de um modelo.

Constantemente, tenho denunciado este escândalo com clareza. O problema das altas sociais expõe um sistema em falência. Um Estado que gasta fortunas em burocracia e clientelismo, mas falha na proteção dos mais vulneráveis. Um Estado que abandona as famílias portuguesas, deixando os filhos e netos exaustos e sem alternativas.

Não aceitamos esta resignação. Defendemos uma abordagem diferente, onde de deve priorizar o apoio às famílias portuguesas, com incentivos fiscais e financeiros concretos para quem cuida dos seus idosos em casa. Exigir eficiência na Rede Nacional de Cuidados Continuados e na resposta do setor social e solidário, acabando com a promiscuidade entre o público e o privado que serve interesses instalados. E, acima de tudo, assumir que o Estado não pode, nem deve, substituir a família, mas tem o dever de a apoiar, em vez de a penalizar.

As altas sociais não são um acidente de percurso. São o resultado previsível de décadas de políticas que destruíram a natalidade e enfraqueceram as famílias.

Artigos do mesmo autor

Nas últimas semanas, para não dizer últimos meses, o nível de criminalidade tem aumentado sem precedentes em plena Cidade de Coimbra. A recorrência de assaltos à luz do dia e pela noite dentro, a habitações, espaços comerciais e até a espaços de cariz religioso, apenas se pode configurar como anarquia de segurança nesta cidade. A […]

Há muito que a esta urbe, simbolicamente lhe foi dado o nome da Terra da Saudade, assente na sua etimologia de cidade dos estudantes, dos amores trágicos e das amizades eternas. Alicerçada numa via de comunicação fluvial que satisfazia, quer as populações a norte do Distrito, quer a sul do mesmo, Coimbra é uma cidade […]

Coimbra, desde sempre, se pautou pelo bem-estar das pessoas e especialmente, por ser uma cidade de referência no que aos cuidados de saúde diz respeito. O que em 1932 começou por ser um Hospital Sanatório, contemplando 100 camas para tratar pessoas com problemas de Tuberculose, passados 40 anos, com a sua readaptação e reajustamento originou […]

A classe política democrática e não democrática, não passa, de uma complexidade e de um emaranhado de alianças periódicas, ideias por vezes “caprichosas”, opiniões económicas distintas, estudos estratégicos, planos técnicos pormenorizados e particularmente, “crenças” ideológicas, que nem sempre vão ao encontro das necessidades ou pretensas precisões da comunidade envolvente. Dizia Sá Carneiro que “A política […]

O panorama político português há muito que está bipolarizado e submisso a uma franja partidária, que apenas tem manchado o nome lusitano além-fronteiras. Da Direita à Esquerda, o único compromisso que alguns políticos ou pseudopolíticos eleitos têm, é servirem a causa própria e os interesses do lobbying nacional e internacional. Casos polémicos de “crimes de […]