Os Senhores dos Anéis

Não, não é de agora. Mas, não é por não ser de agora que é menos verdadeira, menos correcta ou menos factual a infeliz constatação de que Portugal não é governado por aqueles que são democraticamente eleitos para os cargos executivos que cíclica e temporariamente ocupam, da mesma forma que as grandes decisões que moldam e definem o presente, o futuro próximo ou a realidade mais distante do país não são determinadas pelo que é comumente descrito como ‘Bem Comum’ ou ‘Causa Pública’.

Na realidade aqueles que, nos termos da lei, formalmente exercem as lideranças políticas limitam-se, obedientemente, a assinar por baixo, a cumprir, a implementar e a defender as opiniões, as posturas e a decisões tomadas por certos poderes fácticos, que, muito longe dos olhos do Povo, do escrutínio parlamentar e com a conivência da comunicação social vendida, coleccionam dossiers, informações e favores feitos, os quais carregam um tipo de relevância relevância, um tipo de abrangência e uma panóplia de implicações profundas para certos políticos eleitos que lhes garantem, independentemente do que a lei estabelece, o poder de navegar os corredores da governação e as salas das decisões com notável arrogância, inconfundível promiscuidade e assinalável impunidade.

Vimos isso com Ricardo Salgado, o verdadeiro patrão de muitos governantes. Vimos isso com José Sócrates, o marionetista da ‘Operação Marquês’. Vimos isso com Armando Vara, símbolo funesto da ‘Face Oculta’. Vimos isso com Manuel Pinho, o ministro de muitos chapéus. Vimos isso com António Costa, o zeloso executor da agenda globalista e arquitecto da política trágica de fronteiras abertas. Vemos isso com Luís Neves, o inspector dos mega-processos e das manchetes, que hoje se assume como o verdadeiro protagonista de uma Justiça que não se move e de uma governação que tem amarrada ao seu dedo e aos seus ímpetos, tudo à custa de trinta anos de escutas criteriosamente feitas, de segredos oportunamente arquivados, de podres cautelosamente catalogados e de enigmas decifrados, mas convenientemente ocultados para uso futuro.

O que figuras sinistras como estas traduzem, evidenciam e comprovam é um regime capturado por interesses obscuros, no qual o poder ‘de facto’ está total e efectivamente sobreposto ao poder ‘de jure’ e onde redes de influência, compadrio, amiguismo e corrupção corroem a confiança dos cidadãos nas instituições e anulam capacidade de o sistema político responder de forma clara e eficaz aos legítimos interesses e às reais necessidades da população. Na verdade, este é um sistema que se protege a si próprio, que recompensa a proximidade em vez do mérito e que patenteia a constatação de que existem regras diferentes para quem pertence às elites e para quem apenas suporta o peso das suas decisões.

Cada vez faz mais sentido a IV República. Que chegue depressa.

Artigos do mesmo autor

Fartos. Mesmo, fartos. Fartinhos desta gente. Fartinhos desta gente que, do alto dos seus privilégios, no conforto dos seus condomínios fechados, reclinada no seu carro de luxo ou sentada na sua conta bem apetrechada, chamam ‘xenófobo’ a quem exige as fronteiras controladas, a cultura respeitada, a língua-mãe defendida e a orgulhosa História valorizada e os […]

Uma das maiores fraudes que a comunicação social vendida mais trabalha para esconder e mais transpira para manter é o simples facto de que muitas das posições e das políticas que hoje procuram classificar como de “extrema-Direita” estavam, há bem pouco tempo, perfeitamente integradas no espaço de consenso político das democracias ocidentais. Aliás, a defesa […]

Portugal vive hoje uma crise que já não é explicada por erros pontuais, falhas de conjuntura, acidentes de percurso ou simples dificuldades de governação. Muito pelo contrário, o que o país enfrenta é a decomposição acelerada da autoridade do Estado, consequência direta de um governo sem rumo, sem capacidade de decisão, sem sentido estratégico e […]

Portugal está a viver uma situação dramática e totalmente inaceitável para uma das nações mais antigas da Europa, detentora de um património histórico, cultural e linguístico singular. Em específico, os portugueses assistem ao paradoxo de financiarem, através dos seus impostos e das decisões desastrosas dos partidos que têm governado nos últimos cinquenta anos, um processo […]

Durante demasiado tempo, o sistema político português tentou aprisionar Francisco Sá Carneiro à nostalgia, à memória e às cerimónias vazias de ocasião, transformando um homem de combate num retrato pendurado na parede de um regime que traiu quase tudo aquilo que ele defendeu. Mas a verdade é mais incómoda para os donos do sistema, pois, […]