Brisa quer 276 milhões dos nossos impostos para cobrir perdas da pandemia

A Brisa coloca o Estado em tribunal por causa das quebras de tráfego de 25% em 2020 e 13% em 2021, resultantes das medidas de confinamento decretadas para travar a pandemia.
A empresa reclama a extensão da concessão por quase dois anos — o equivalente a 275,8 milhões de euros — para repor o equilíbrio financeiro do contrato.

Isto é o cúmulo dos cúmulos. Onde o pouco-pudor subsiste e a falta de respeito por todos nós impera, apenas se pode asseverar… vergonha nacional.

Os impostos dos portugueses, já esmagados por uma carga fiscal insuportável, devem ainda compensar as concessionárias que, durante anos, têm lucrado com as portagens e que, sistematicamente, absorvem e sustentam os ex-quadros políticos quando estes saem de cargos políticos e da esfera do Estado. Empresas que prosperaram ao abrigo de contratos desenhados e aprovados por quem agora se senta confortavelmente nos seus conselhos de administração ou nos seus círculos de influência.

A pandemia foi um choque global e confinou milhares de famílias portuguesas, as quais perderam rendimentos, fecharam negócios, viram a vida transformada num caos. Muitos enfrentaram dificuldades reais, que ainda subsistem nos dias de hoje.

As concessionárias, porém, com estrutura de custos praticamente inalterada e contratos que lhes garantem proteção, avançam para tribunal a exigir que o Estado — ou seja, o contribuinte — lhes pague a conta da força maior decretada pelo próprio poder político.

Não se trata de negar o direito contratual, trata-se de questionar o modelo: privatizam-se os lucros e socializam-se os riscos e consecutivas perdas. Quando o tráfego sobe, a empresa lucra, quando o Estado impõe restrições em nome da saúde pública, a fatura cai sobre quem trabalha e paga impostos.

Este é o retrato fiel de um país capturado por quadrantes políticos, sociais e económicos oportunistas e sem escrúpulos. Enquanto os portugueses pagam portagens caras e impostos elevados, as concessionárias de infraestruturas usam os tribunais para prolongar concessões e recuperar o que consideram “perdas”. Atingimos, de facto, o limite do descaramento. É tempo e hora de colocar os interesses dos portugueses acima dos interesses de quem vive à sombra do Estado e das portas giratórias.

Artigos do mesmo autor

No dia 15 de outubro de 2017, o Distrito de Coimbra viveu uma das maiores tragédias da sua história recente. As chamas consumiram vidas, lares e empresas, deixando um rasto de dor e desolação que o tempo não apaga das suas memórias. Hoje, oito anos depois, lembramos com profundo pesar todas as vítimas humanas, os […]

A decisão da Associação Académica de Coimbra (AAC) em excluir o Partido CHEGA das reuniões de preparação para as eleições autárquicas de 2025 é, no mínimo, um ato profundamente lamentável. Mais do que uma afronta ao nosso Partido, esta posição revela uma perigosa deriva antidemocrática numa instituição que deveria pautar-se pela pluralidade, pelo debate de […]

A Segurança Social nasceu para ser o pilar fundamental do Estado Social português, no entanto, vive-se uma crise silenciosa nunca outrora vista. Criada para proteger os cidadãos portugueses em momentos de vulnerabilidade, tornou-se, nas últimas décadas, numa estrutura financeiramente pressionada por uma crescente subsidiodependência e pela incapacidade de responder, com dignidade, à totalidade das necessidades da população.

Num sistema democrático maduro, a representatividade no parlamento deve refletir não apenas as diversas opiniões políticas da sociedade, mas também a sua pluralidade profissional existente. No atual contexto do partido político CHEGA, que se apresenta nesta legislatura como a 2.ª Força Política, o processo atual de reforma e crítica do sistema tradicional, a eleição de […]

A corrupção tem sido desde sempre uma preocupação constante na política portuguesa, afetando diversos partidos e figuras de destaque ao longo dos anos. Entre os casos mais notórios estão os que envolvem figuras proeminentes do Partido Socialista e do Partido Social Democrata, como José Sócrates, António Costa e Luís Montenegro.​ José Sócrates e a Operação […]