Portugal conquista medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática

O estudante Tomás Faria, do 11.º ano do Colégio Moderno em Lisboa, conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO2024), que decorrem na cidade de Bath, no Reino Unido, revelou hoje a Sociedade Portuguesa de Matemática.

© D.R.

A equipa portuguesa conquistou “uma medalha de bronze e quatro menções honrosas nas IMO2024, nesta que é a sua 36.ª participação”, refere em comunicado a Sociedade Portuguesa de Matemática, entidade que organiza a participação de Portugal na competição.

Além de Tomás Faria, galardoado com uma medalha de bronze, Xingyu Zhu, Miguel Sousa Domingos, Rafael Soares Marques e Laura Sofia Muliar foram distinguidos com menções honrosas.

Esta é a quarta vez que o Reino Unido é o país anfitrião da competição, embora a edição deste ano, a 65.ª, estivesse inicialmente prevista realizar-se na Ucrânia.

Da comitiva portuguesa fazem ainda parte Tomás Vidal, aluno da equipa, Joana Teles, chefe de equipa, e Nuno Arala, tutor.

A cerimónia de encerramento realiza-se hoje no Forum Theatre Bath, sendo que na segunda-feira é o dia da partida de todas as delegações.

Portugal participou pela primeira vez nas IMO em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), oito de prata, 42 de bronze e 50 menções honrosas.

A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

Últimas do País

Operacionais da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Marinha entraram hoje a bordo de um navio mercante ao largo do Algarve, por ter sido detetada a presença de elementos estranhos à tripulação, anunciaram aquelas entidades.
A nova linha nacional para a prevenção do suicídio, que entra em funcionamento na próxima semana, terá o número próprio 1411 e será assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria.
Mais de 17 mil jovens candidataram-se à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que terminou na quarta-feira, menos 2.696 inscritos do que no ano passado.
A urgência geral do hospital de Beja está com constrangimentos, desde as 08h00 de hoje e até às 08h00 de sexta-feira, e aceita apenas doentes referenciados pelo INEM, outros médicos ou Linha SNS24.
Um navio mercante foi atacado por homens armados na madrugada desta quinta-feira, ao largo da costa algarvia, avança o jornal Correio da Manhã.
A Proteção Civil de Lisboa corrigiu hoje o número de vítimas mortais do descarrilamento do elevador da Glória, que é afinal de 16 e não de 17, como divulgado esta manhã.
A violência psicológica e emocional representa quase 78% dos casos de violência doméstica contra adultos mais velhos, sendo as vítimas maioritariamente mulheres e os supostos agressores filhos, noras ou genros, conclui um estudo hoje divulgado.
Nos primeiros seis meses do ano, em média, 17 pessoas praticaram o crime de furto por carteirista por dia, segundo os dados divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que registou mais de três mil ocorrências.
Um vigilante do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Amadora foi esfaqueado esta quarta-feira por um formando daquela instituição.
O concurso público lançado pela Carris para a manutenção do Elevador da Glória foi cancelado em agosto, depois de todas as propostas apresentadas terem ficado acima do preço-base estipulado, revelou o jornal ECO.