Papa Francisco abençoa pescadores de Caxinas

O Papa Francisco dirigiu uma bênção aos pescadores da Caxinas, numa mensagem que foi hoje lida pelo pároco da localidade vila-condense, na missa comemorativa das festas em honra de Nosso Senhor dos Navegantes.

© D.R.

No texto, o Papa Francisco dedicou o seu pensamento para “quantos labutam no alto mar, com as respetivas famílias, animando-os a conservarem uma fé viva”, assemelhando as barcas dos Apóstolos e as embarcações das Caxinas como “lugares privilegiados para o encontro com Cristo”.

Na mesma missiva, enviada esta semana, para a paróquia de Caxinas, a figura máxima da Igreja Católica, concede uma “bênção apostólica sobre a atividade piscatória local e sobre todos os membros da comunidade paroquial de Nosso Senhor dos Navegantes”.

Esta mensagem do Papa Francisco surge na sequência de uma carta enviada, em maio deste ano, para o Vaticano, onde o pároco das Caxinas, Daniel Neves, e o presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, em nome de toda a comunidade, pediram uma bênção para os pescadores e para os barcos que anualmente colaboram com as festas em honra do Nosso Senhor dos Navegantes, extensível a todos os pescadores e membros da paróquia.

“Foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Quando li a carta, fui capaz de ouvir novamente as palavras do Papa Francisco em Lisboa dizendo que a igreja é de todos, todos, todos”, disse o padre Daniel Neves.

Já o autarca vila-condense falou “num um momento de grande emoção e de enorme honra”.

“Reconhecer a fé com que estes homens e mulheres enfrentam as dificuldades da vida ligada ao mar e vai unir ainda mais esta comunidade”, disse Vítor Costa.

As festas em honra de Nosso Senhor dos Navegantes, que se assinalam hoje, são uma das maiores manifestações religiosas no norte do país, atraindo, todos os anos, milhares de pessoas a Vila do Conde, para assistirem à procissão que parte da icónica igreja em forma de barco.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, um homem próximo do ex-presidente da Guiné-Bissau Sissoco Embaló por suspeita de contrabando e branqueamento, adiantou à Lusa fonte ligada à investigação.
Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR por furto de azeitona, no concelho de Mourão, no distrito de Évora, tendo os militares apreendido 300 quilos daquele fruto, revelou hoje a força de segurança.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.
Os concursos para contratar médicos especialistas recém-formados estão atrasados, alertou o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), sublinhando que o prazo para colocar mais profissionais nos serviços de saúde públicos terminou na sexta-feira.
A área ardida até 30 de novembro foi a quarta mais elevada desde 2001, com 270.000 hectares em 8.284 sinistros, e a segunda pior na década, só superada em 2017, segundo o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
O advogado Paulo Abreu dos Santos, com passagem pelo Governo, foi detido por centenas de crimes ligados à pornografia de menores e a abusos sexuais de crianças, alguns alegadamente praticados e registados pelo próprio.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira registou até às 12h00 deste sábado um total de 185 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas nesta região.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reclamou, este sábado, o pagamento imediato da dívida de 30 milhões de euros às corporações respeitante ao transporte de doentes urgentes para os hospitais e pediu para ser ouvida em qualquer reforma do setor.
Dois homens foram detidos na quinta-feira no concelho de Cantanhede por suspeita de tráfico de estupefacientes, informou hoje a GNR de Coimbra.
Os ministros das pescas europeus chegaram hoje a um acordo sobre as capturas em 2026, com uma previsão de reduzir o volume global, nalguns casos com impacto em Portugal, como é o caso do carapau, solha ou linguado.