PJ apreende 260 quilos de cocaína escondidos no meio do milho no Norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu, num armazém do Norte do país, 260 quilos de cocaína chegados a Portugal num contentor de milho para moagem, detendo um homem suspeito de fazer parte de uma rede internacional, anunciou hoje num comunicado.

© Facebook da PJ

No decurso da operação, denominada ‘Vira Milho’ e da responsabilidade do Departamento de Investigação Criminal de Braga, a PJ deteve um homem indiciado pelos crimes de tráfico de estupefacientes agravado e branqueamento de capitais”.

O homem é suspeito de integrar uma organização criminosa transnacional dedicada à “introdução de grandes quantidades deste tipo de estupefacientes na Europa”.

Segundo a PJ, a cocaína tinha chegado dias antes da apreensão “por via marítima, no interior de um contentor de milho para moagem, proveniente de um país da América Latina”.

A PJ estima que “caso os 260 kg [quilogramas] de droga chegassem aos circuitos ilícitos de distribuição, seriam suficientes para a composição de, pelo menos, 1.3 milhões de doses individuais”.

Foram ainda realizadas “diversas buscas e consolidada a matéria probatória existente”, e o detido será “presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.

O inquérito foi titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Vila Nova de Famalicão, e a operação contou ainda com a colaboração da Autoridade Tributária.

Últimas do País

Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.