“Rei do TikTok”. André Ventura cresce mais de 400% num ano

Estudo da Rua Direita revela que o líder do CHEGA registou um aumento de 409% na rede social Tiktok, passando de 65.000 seguidores em 2023 para 331.000 este ano.

© Folha Nacional

André Ventura, presidente do partido CHEGA, registou um crescimento na rede social Tiktok, consolidando-se como a figura política mais influente nesta plataforma em Portugal. Em apenas um ano, Ventura viu o número de seguidores disparar 409,23%, passando de 65 mil em 2023 para 331 mil este ano.

O estudo foi realizado pelo jornal online Rua Direita, que “focou-se no alcance e popularidade relativa de cada deputado na popular rede social chinesa Tiktok que é cada vez mais influente sobretudo junto do eleitorado mais jovem.”

“Estes padrões revelam que o CHEGA é o partido com maior crescimento percentual nas redes sociais entre os seus deputados, enquanto partidos mais tradicionais ou de nicho têm um crescimento mais estável”, pode-se ler na publicação.

O aumento de seguidores veio acompanhado de uma subida igualmente significativa na quantidade de gostos nas suas publicações, que subiram 1253,64%, saltando de 295.500 para mais de quatro milhões.

Quando comparado com a esquerda, Ventura ficou 328 mil acima de o Secretário-Geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, isto porque o socialista conta com cerca 2474 seguidores na sua conta oficial pessoal. Já frente a Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, com 18200, o líder do CHEGA ultrapassa em mais de 312 mil.

A subida de popularidade nas redes sociais dos deputados do CHEGA não fica por aqui e estende-se à deputada Rita Matias, a assinalar um aumento na ordem de 200,61% de seguidores, que passaram de 16.500 no ano passado para 49.600 em 2024. Em paralelo, os gostos nas suas publicações cresceram 237,10%, passando de 162.800 para 548.800.

Últimas do País

Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
A Direção-Geral da Saúde alerta para riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia, recomendando cuidados no consumo, na alimentação e no saneamento para proteger a saúde da população.
A idade média com que os portugueses se reformam aumentou 8,5 meses entre 2018 e 2024, mesmo com a estabilização da idade legal de acesso à pensão, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP).
A ministra do Ambiente e Energia disse hoje, durante uma deslocação à Marinha Grande, que foram distribuídos 200 geradores pelas zonas afetadas pela depressão Kristin, na quarta-feira, e garantiu que ainda há mais disponíveis.