Chuva intensa provoca inundações no Reino Unido

A chuva intensa que se tem sentido no Reino Unido provocou inundações em algumas zonas do país, com particular incidência na área de Manchester, no noroeste de Inglaterra.

© D.R.

Várias comunidades na chamada Grande Manchester sofreram inundações, com carros submersos em estradas e parques de estacionamento, depois de a região ter registado o equivalente a um mês de chuva a cair em apenas dois dias.

Equipas de resgate foram chamadas para ajudar os bombeiros a responder a situações de propriedades debaixo de água e veículos presos, afirmou a polícia de Grande Manchester.

“É provável que haja mais inundações ao longo dia”, disse Tom Morgan, meteorologista do Met Office, estrutura governamental, referindo que é expectável que a situação piore, “antes de melhorar”.

O mau tempo também levou ao cancelamento de várias viagens de comboio e ao encerramento de linhas, face à inundação de infraestruturas ferroviárias, referiu o National Rail, que representa diferentes empresas ferroviárias que operam no Reino Unido.

A chuva intensa e o vento forte também afetaram os planos de celebração do Ano Novo, levando a cancelamentos de fogo-de-artifício em várias cidades, assim como do habitual mergulho no primeiro dia do ano.

Apesar de em Londres ter havido fogo de artifício junto ao rio Tamisa, o desfile previsto para hoje teve de ser adiado.

Os avisos de inundações foram emitidos para mais de 150 comunidades no Reino Unido, a maioria no norte de Inglaterra.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia anunciou hoje uma investigação à plataforma chinesa de comércio eletrónico Shein para determinar a existência de práticas desleais na União Europeia (UE), após ter feito o mesmo com a Temu, querendo mais fiscalização às encomendas baratas.
Mais de dez mil pessoas abandonaram a ilha grega de Santorini nos últimos dias, devido à sucessão de pequenos sismos, receando o eventual risco de um abalo de maior intensidade.
O autor do tiroteio que fez 10 mortos na terça-feira num centro de educação de adultos em Örebro, no centro da Suécia, ter-se-á provavelmente suicidado, anunciou hoje a polícia.
Duas pessoas dispararam hoje espingardas de assalto para o ar numa estação de metro de Bruxelas, sem causar feridos, mas provocando interrupções significativas em várias linhas de transporte durante as horas de ponta da manhã.
O recurso de 13 arguidos condenados no caso Pelicot, relativo à violação de Gisèle Pelicot, drogada pelo marido e violada por dezenas de homens, realiza-se de 06 de outubro a 21 de novembro, anunciou hoje a justiça francesa.
As autoridades ucranianas disseram hoje que estão a ser confrontadas com um aumento dos pedidos de famílias da Rússia que procuram informações sobre militares russos desaparecidos.
Cinco pessoas ficaram feridas num tiroteio hoje numa escola na cidade de Orebro, 200 quilómetros a oeste de Estocolmo, anunciou a polícia sueca, pedindo que as pessoas se mantenham afastadas da zona.
O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas anunciou esta terça-feira uma reunião de emergência, sexta-feira, para analisar a crise no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) e o seu impacto nos direitos humanos.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que o Presidente salvadorenho, Nayib Bukele, se ofereceu para receber em El Salvador "criminosos perigosos" detidos nos Estados Unidos, incluindo cidadãos norte-americanos.
A Comissão Europeia vai financiar a Moldova com 310 milhões de euros em 2025 para abandonar o mercado energético russo e integrar o da União Europeia (UE), 60 milhões dos quais para a região da Transnístria.