Número de alunos inscritos no Superior aumentou 3,7% na Madeira

O número de alunos inscritos nos estabelecimentos de ensino superior da Madeira aumentou 3,7% no ano letivo 2023/2024, mais 150, mas o número de docentes baixou de 480 para 459, indicou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).

© D.R.

De acordo com a DREM, o total de alunos inscritos nos oito estabelecimentos de ensino superior da região, seis públicos e dois privados, registou um aumento de 3,7% entre os anos letivos 2022/2023 e 2023/2024 e foi superior no ensino universitário (+3,9%, mais 108 alunos) comparado ao do ensino politécnico (+3,3%, mais 42 alunos).

Já em relação ao corpo docente, os dados indicam que era composto por 459 professores (401 no público e 58 no privado), o que representa uma diminuição de 21 docentes face ao ano letivo anterior (menos 16 no público e cinco no privado), sendo que esta redução foi observada exclusivamente no ensino politécnico, enquanto o ensino universitário registou um aumento de sete docentes.

A DREM esclarece que Região Autónoma da Madeira contava com oito estabelecimentos de ensino superior no ano letivo 2023/2024, distribuídos por quatro universitários (todos públicos) e quatro politécnicos (dois públicos e dois privados).

“Em termos de distribuição por áreas de educação e formação, as Ciências totalizavam 31,2% dos alunos inscritos no ensino superior na região em 2023/2024, seguidas pela Saúde e Proteção Social (15,5%), Engenharias (14,8%) e Serviços com (13,7%)”, refere a autoridade regional, adiantando que os Cursos Técnicos Superiores Profissionais registaram uma diminuição de 23 alunos (-4,7%), totalizando 465 alunos inscritos.

As mulheres inscritas em cursos superiores constituíam 54,5% do total de alunos naquele ano letivo, sendo que a área de educação e formação privilegiada era “Saúde e Proteção Social”, com 23,0% das inscrições femininas (521).

Por outro lado, a preferência dos homens era pela área “Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção”, com 28,4% das inscrições (538).

No ano letivo 2023/2024, foram contabilizadas 214 pessoas não docentes a exercer funções nos estabelecimentos de ensino superior da região (191 no público e 23 no privado).

Últimas do País

A Polícia Judiciária deteve um homem de 38 anos suspeito de matar um idoso no final de 2024 e de ocultar o seu cadáver na freguesia de Apúlia, Esposende, distrito de Braga.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defendeu hoje um reforço de 300 mil euros para o Fundo de Proteção Social do Bombeiro destinado ao pagamento das creches e propinas dos filhos dos bombeiros voluntários.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para 12 o número de distritos de Portugal continental que vão estar nos próximos dias sob aviso laranja devido ao mau tempo.
Quatro serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia e uma Pediátrica estão hoje encerrados, segundo a informação publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), enquanto no domingo estão fechados seis.
Os técnicos dos serviços prisionais estão em greve às horas extraordinárias desde a meia-noite de hoje até ao final de junho e só admitem desconvocá-la se for cumprida a promessa de revisão da carreira no primeiro semestre.
Quase três em cada quatro médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF) inquiridos num estudo sobre o papel das farmácias consideram que estas podem ajudar a aliviar a pressão sobre os cuidados de saúde primários.
Os quatro operacionais "ficaram em segurança" quando a embarcação virou, cerca das 09h45 desta manhã.
O portal da Segurança Social Direta vai estar temporariamente indisponível, entre as 16:00 de sábado e as 14:00 de domingo, devido a uma intervenção técnica, segundo o Instituto da Segurança Social (ISS).
Dos 131 presos atualmente detidos por crimes de violação, 102 são homens portugueses, duas são mulheres portuguesas, e 27 são homens estrangeiros. Os números “representam mais de 25% do total".
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisou hoje a população para o agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias no continente, com chuva, vento, agitação marítima e queda de neve.