Pais de agrupamento de escolas de Lisboa alertam: há falta de assistentes

Três associações de pais do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, em Lisboa, alertaram hoje para a "grave falta de assistentes operacionais", enviando uma carta aberta à Câmara de Lisboa exigindo o "reforço urgente" de meios.

©D.R.

Em declarações à agência Lusa, Hugo Evangelista, representante dos pais, explicou que tudo começou com o facto de o Ministério da Educação passar para as autarquias a competência da gestão dos assistentes operacionais do 1.º, 2.º e 3º ciclos, referindo que a Câmara Municipal de Lisboa “não está a substituir as pessoas que estão a ser reformadas”.

Além disso, Hugo Evangelista denunciou que os rácios de assistentes operacionais no Agrupamento é o “mínimo absoluto”, enumerando que em todas as escolas do agrupamento há falta de assistentes operacionais, o que está a comprometer a segurança das crianças e o funcionamento das escolas.

Segundo o responsável, na Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, por exemplo, os alunos estão a ser impedidos de ir para o pátio do recreio “porque não há assistentes operacionais para fazer a supervisão do espaço”.

Um outro caso, na Escola Básica Arquiteto Vítor Palla, a “vigilância feita nos recreios é prioritária à limpeza das salas e dos espaços comuns, estando sempre a ser protelada por falta de assistentes operacionais”, avançou.

Hugo Evangelista lembrou ainda que as pessoas que se reformaram em setembro, até ao momento ainda não foram substituídas, explicando que a CML abriu um concurso em “meados de novembro” para assistentes operacionais, mas que o mesmo ainda não terminou.

“Estamos em fevereiro e as pessoas que saíram em setembro ainda não foram substituídas. Isto está a causar uma situação de stress e de sobrecarga para as assistentes operacionais que tem um impacto na maneira como elas se relacionam com as crianças e no estado em que a escola pública é deixada”, alertou.

Por toda a situação, as associações endereçaram uma carta aberta à Câmara de Lisboa, na qual “exigem reforço urgente de assistentes operacionais e um novo processo de contratação para responder às necessidades reais”.

Na missiva, os pais reconhecem e valorizam o “esforço e dedicação das e dos assistentes operacionais, mesmo em condições tão adversas”, revelando que o trabalho destes profissionais contribui para que as escolas do agrupamento “continuem a ser espaços seguros, afetivos e felizes para todas as crianças”.

Pedem ainda a indicação do número de vagas previstas para serem alocadas ao Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves no âmbito do atual processo para a contratação de assistentes operacionais, identificando o número por escola contemplada.

Por outro lado, defendem a abertura de um novo processo concursal que permita o reforço efetivo do número de assistentes operacionais, de acordo com as necessidades reais do agrupamento.

“Confiamos que a Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com as entidades competentes, tomará as medidas necessárias para resolver esta situação com a urgência que ela exige”, pode ler-se ainda na carta aberta.

A Lusa pediu um esclarecimento à Câmara de Lisboa sobre a situação, aguardando ainda resposta.

Últimas do País

Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.