Candidaturas abertas para viagens de comboio grátis na UE a jovens de 18 anos

A Comissão Europeia abriu hoje as candidaturas para um novo ciclo do programa DiscoverEU, que disponibiliza quase 36 mil bilhetes de comboio a jovens de 18 anos em toda a Europa, terminando o prazo no dia 16.

© D.R.

Os candidatos selecionados poderão viajar gratuitamente de comboio durante 30 dias, entre 01 de julho de 2025 e 30 de setembro de 2026.

O concurso está aberto a candidatos nascidos entre 1 de julho de 2006 e 30 de junho de 2007, residentes na UE e em países associados ao programa Erasmus+.

As candidaturas podem ser feitas através do portal https://youth.europa.eu/home_en e terminam na quarta-feira, 16 de abril, às 12:00 (11:00 de Lisboa).

Os candidatos selecionados viajarão, regra geral, de comboio, mas a iniciativa oferece modos de transporte alternativos, como ferries e autocarros, quando necessário, e tem em conta considerações ambientais, de tempo e de distância.

Em casos excecionais, e quando não estiverem disponíveis outros meios de transporte, os jovens poderão viajar de avião.

Deste modo, os jovens que vivem em zonas remotas ou em ilhas, como os Açores e a Madeira, terão também a oportunidade de participar na iniciativa DiscoverEU.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.