Mais de 300 atividades assinalam Noite e Dia Internacional dos Museus em todo o país

Mais de 300 atividades assinalam, este fim de semana, a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, entre visitas guiadas, oficinas, jogos, experiências imersivas e atividades para famílias, em todo o país.

© D.R.

O Dia Internacional dos Museus assinala-se a 18 de maio, domingo, e este ano as iniciativas têm início hoje, com a Noite Europeia dos Museus, informou a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

Em conjunto, as duas comemorações somam mais de 300 atividades em Portugal, segundo o balanço feito na sexta-feira, disponível através do ‘site’ da MMP.

Para as comemorações deste ano, o Conselho Internacional de Museus (ICOM), promotor do evento a nível mundial, propôs o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, que convida a pensar o papel dos museus como catalisadores de mudança, inovação e inclusão social.

Em Braga, as celebrações iniciam-se hoje de manhã, com momentos musicais no Paço dos Duques de Bragança, em colaboração com o Conservatório de Guimarães, enquanto à noite, o Museu Nogueira da Silva se abre para visitas guiadas à coleção e aos jardins.

No Porto, há visitas à botica oitocentista do Hospital de Santo António e à farmácia de oficina do Hospital Joaquim Urbano, visitas guiadas à Torre dos Clérigos e ao Museu Soares dos Reis, que tem os ‘workshops’ “Aurélia de Souza: Construindo um Autorretrato” e “Vamos desenhar as esculturas do Soares dos Reis”.

No Museu de Vila do Conde, realiza-se uma oficina de construção naval de madeira, que permite experimentar ferramentas e conhecer os saberes dos antigos carpinteiros e calafates.

Em Coimbra, hoje à noite, no Museu Nacional Machado de Castro, há espetáculos de música, dança, teatro e circo, estudos sobre o universo alimentar representado pela pintura de Josefa d’Óbidos e uma viagem com degustação pela história dos vinhos e licores aromatizados, da Roma Imperial à Coimbra do século XIX. No domingo, realizar-se-ão visitas guiadas e temáticas, jogos, uma oficina multimédia e outras oficinas criativas.

Em Leiria, há oficinas para refletir sobre o papel dos museus, e visitas até à noite, no Museu José Malhoa.

No Museu de Alcobaça, há visitas orientadas a espaços como a Capela do Desterro, e abertura das reservas técnicas, normalmente não visitáveis; uma visita noturna, intitulada “O Quotidiano dos Monges”, dará uma visão do dia-a-dia dos monges cistercienses.

No dia dos museus, será possível fazer uma visita orientada à Fortaleza e ao Museu Nacional Resistência e Liberdade, ao pôr do Sol.

Em Lisboa, desenha-se ao ar livre, há uma oficina de diário gráfico dinamizada por finalistas de Belas Artes da Universidade de Lisboa, no Parque Botânico do Museu Nacional do Traje, espaço que vai ainda disponibilizar visitas guiadas, horas de conto para crianças e uma sessão de Tai-Chi Chuan.

O Museu Nacional do Coches tem um ‘Peddy Paper’, que desafia crianças e adultos a desvendar um mistério; o Museu Nacional de Etnologia tem oficinas de cerâmica, fiação, tapeçaria, tecelagem manual em tear de cintura e tinturaria natural; o Museu Nacional de Arte Contemporânea conta com a artista Adriana Molder para uma visita à exposição “Aldebaran Caída Por Terra”; e no Palácio Nacional da Ajuda, as recriações e encenações históricas permitem ser-se rei e rainha por uma noite.

No Museu da Água, celebram-se também os 180 anos do nascimento de Eça de Queirós, com uma visita com animação histórica, que dá a conhecer a relação entre o escritor e a Companhia das Águas de Lisboa. Neste museu, será ainda possível descobrir as peças expostas através de um jogo de Bingo.

Últimas de Cultura

A final do 69.º Festival Eurovisão da Canção é disputada hoje em Basileia, na Suíça, por 26 países, incluindo Portugal, com Suécia, Áustria e França como favoritos à vitória.
Mais de 300 atividades assinalam, este fim de semana, a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, entre visitas guiadas, oficinas, jogos, experiências imersivas e atividades para famílias, em todo o país.
A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.