Media Capital em negociações para compra de posição maioritária na dona do Sol e i

A Media Capital informou hoje a existência de negociações entre o grupo e uma sociedade de capital de risco tendo em vista a compra de uma posição maioritária na Newsplex, que detém os jornais Sol e I.

© D.R.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a dona da TVI refere dá conta da “existência de negociações entre a Media Capital e uma sociedade de capital de risco com vista à aquisição de uma participação maioritária, pela Media Capital, na sociedade Newsplex, S.A”.

Esta empresa tem atividade na imprensa, sendo dona das publicações Sol e jornal I. A dona da TVI não avançou mais detalhes.

De acordo com os dados que constam no portal da Transparência da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a Newsplex é detida pela Sunny Media, Unipessoal Lda, em 98,2%, e os restantes 1,79% pertencem a Barod Ltd.

Por sua vez, a Sunny Media é controlada pelo fundo Alpac Alpac Capital España ETVE, que por sua vez é detida pela Alpac DWC LLC.

A Alpac DWC tem como acionistas Pedro Vargas Santos David, com 66,67%, e os restantes 33,33% estão nas mãos de Luís Santos.

O fundo Alpac Capital comprou em julho de 2022 a maioria do capital da Euronews e adquiriu os títulos Nascer do Sol e i.

“Pedro Vargas David e Luís Santos, da Alpac Capital, assinaram com Mário Ramires, atual proprietário, a compra dos jornais Nascer do Sol e i como contribuição para um Portugal mais livre, mais ambicioso e mais plural”, referia um comunicado divulgado na altura.

Últimas do País

A Polícia Marítima apreendeu mais de duas dezenas de motas de água e material náutico suspeito no interior de um armazém, no concelho de Portimão, no distrito de Faro, foi hoje anunciado.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) suspendeu preventivamente um professor daquela instituição após tomar conhecimento de queixas de alunas que o acusam de importunação em redes sociais.
Parte do piso à entrada da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, abateu hoje de manhã devido à chuva que se fez sentir, tendo uma viatura caído no buraco, informou fonte da Câmara Municipal de Leiria.
O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediado em Macedo de Cavaleiros funciona a partir de hoje 24 horas por dia, juntando-se aos de Évora e Loulé, anunciou hoje aquele organismo do Ministério da Saúde.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou hoje a SATA Holding de estar a "impedir o acesso" a "informação fundamental" para o futuro da Azores Airlines, em vez de "criar condições de negociação real".
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai realizar um "levantamento técnico exaustivo" das necessidades da Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Chaves a Faro, para melhorar as condições de segurança do traçado, revelou o Governo.
A HyperMetal, empresa que encomendou uma máquina para produzir motores de foguetões, projeto único na Europa e apoiado por fundos da UE, pode ver o investimento em risco devido ao projeto alternativo da linha de alta velocidade em Gaia.
Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora na próxima madrugada para que seja dado início ao horário de inverno.
O Governo aprovou a criação do novo sistema de acesso a consultas e cirurgias, que vai permitir aos doentes acompanharem a sua posição na lista de espera e escolherem o hospital onde querem ser atendidos.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens suspeitos de terem assaltado, à mão armada, um distribuidor de gás na Amadora.