Morreu o ator britânico Terence Stamp, o vilão general Zod em “Superman”

O ator britânico Terence Stamp, que deu vida ao vilão general Zod nos primeiros filmes "Superman", morreu hoje aos 87 anos, informou a família.

© Facebook c7nema

“Deixa uma obra extraordinária que continuará a comover e a inspirar as pessoas durante anos”, refere um comunicado da família, citado pelo jornal norte-americano New York Times.

Terence Stamp desempenhou diferentes trabalhos em Londres, de onde era natural, até obter uma bolsa para estudar na Academia de Arte Dramática Webber Douglas.

O seu primeiro grande papel no cinema foi, em 1962, no filme “Billy Budd”, que lhe valeu a nomeação ao Óscar de Melhor Ator Secundário.

Durante a década de 1960, o ator protagonizou diversos clássicos, como “Teorema”, do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, e “Poor Cow”, a primeira longa-metragem do britânico Ken Loach.

Stamp deu corpo à personagem de banda-desenhada general Zod no filme “Superman” (“Super-Homem”), em 1978, e na sequela “Superman II”, em 1980.

Em 1994, o ator foi a transexual Bernadette em “The Adventure of Priscilla, Queen of the Desert” (“A Aventura de Priscilla, Rainha do Deserto”, em tradução livre).

Cinco anos depois, protagonizou “O Falcão Inglês”, o oitavo filme realizado por Steven Soderbergh.

Últimas do Mundo

Mais de 16 mil pessoas morreram no Haiti nos últimos três anos em resultado de violência armada, alertaram hoje as Nações Unidas (ONU) sobre aquele país caribenho, acrescentando que "o pior está para vir".
A polícia encontrou explosivos na mochila da vítima mortal e presumível autor de um incêndio em Munique que levou hoje ao encerramento da Oktoberfest, a festa da cerveja, anunciaram as autoridades alemãs.
A Procuradoria-Geral Federal alemã indicou que os suspeitos estão envolvidos, desde o verão passado, na aquisição de armas de fogo.
Sete homens foram condenados a penas entre os 12 e os 35 anos de prisão pela violação de duas raparigas, que transformaram em escravas sexuais durante cinco anos, num caso que envolve um gangue de exploração sexual.
O Presidente Donald Trump considerou hoje que será um insulto para os Estados Unidos se não receber o prémio Nobel da Paz, ao discursar perante centenas de oficiais norte-americanos de alta patente perto de Washington.
O número de cidadãos de países terceiros que receberam ordem de saída da União Europeia (UE) no segundo trimestre aumentou 3,6% e o de pessoas que cumpriram subiu 12,7% face ao período homólogo, divulgou hoje o Eurostat.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, promulgou hoje um decreto que determina o recrutamento de 135.000 russos para realizarem já o serviço militar, embora as autoridades de Moscovo tenham esclarecido que estes não serão destacados para terreno ucraniano.
Pelo menos 26 pessoas morreram e 33 ficaram feridas como consequência de três tempestades que afetaram este fim de semana o arquipélago das Filipinas, segundo dados oficiais revelados hoje.
A Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) alertou hoje para uma "situação potencialmente perigosa" e pediu "precaução" perante a previsão de chuvas de mais de 30-40 litros por metro quadrado numa hora.
As autoridades do Vietname ordenaram a deslocação de milhares de pessoas antes da chegada, este domingo, do tufão Bualoi, entre sinais de alerta por ventos fortes de até 133 quilómetros por hora e risco de inundações.