Preventiva para suspeito de abusar das filhas e engravidar uma delas

O Tribunal Judicial de Ponte de Lima aplicou hoje prisão preventiva a um homem, de 37 anos, suspeito de abusar sexualmente, em Angola e Ponte de Lima, das duas filhas menores e de engravidar uma delas, disse fonte policial.

© D.R.

Segundo fonte da PJ, o inquérito teve início no dia 08 de setembro, quando a filha mais velha do suspeito, de 14 anos, fez um teste de gravidez, que resultou positivo.

“Nessa altura, acabou por relatar os factos a um familiar próximo, identificando o seu progenitor como o autor, o que motivou a apresentação da queixa policial”, refere um comunicado da PJ.

A PJ recolheu “elementos que comprovam o teor da queixa apresentada, tendo ainda sido possível apurar a existência de mais uma vítima”, outra filha do suspeito, esta de 9 anos.

Os abusos terão começado em Angola, mas, entretanto, o suspeito veio para Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, tendo as filhas ficado naquele país.

No final de 2024, as meninas vieram também para Portugal e ficaram ao cuidado do pai, continuando, alegadamente, a ser vítimas de abusos sexuais.

O suspeito fugiu de casa depois de ter tido conhecimento da denúncia e foi detido num bairro social no Porto.

Está indiciado da prática de “múltiplos” crimes de abuso sexual de crianças e de abuso sexual de menores dependentes ou em situação de particular vulnerabilidade.

Últimas do País

O rio Tejo registou uma subida considerável durante a noite, mantendo-se o alerta vermelho e a vigilância de pessoas e bens, com a chuva persistente a provocar muitos aluimentos de terras, indicou a Proteção Civil do Médio Tejo.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar esta quarta-feira, 11 de fevereiro, buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.
O encargo do SNS com medicamentos para o tratamento das doenças do aparelho circulatório aumentou cerca de 41%, entre 2015 e 2024, passando de 357 milhões de euros para cerca de 505 milhões de euros, revela hoje um relatório.
A proteção civil registou entre as 00h00 de terça-feira e as 06h00 de hoje 1.576 ocorrências, entre inundações, quedas de árvores e revelações, na Área Metropolitana do Porto, Coimbra e Aveiro, sem causar vítimas.