Frederico Morais organiza nova competição de surf sub-14 na Costa de Caparica

https://www.facebook.com/photo?fbid=716203189867437&set=pcb.716203263200763

O surfista Frederico Morais, ex-top 10 mundial, desenvolveu um programa destinado aos mais novos, designado Legasea Tour, que vai contar com uma competição original de sub-14 já em abril, na Costa de Caparica, informou o atleta.

“Quando somos tantas vezes representantes do nosso país, do surf, das nossas ondas, apercebemo-nos de que temos uma responsabilidade acrescida para as camadas mais jovens. Sempre tentei passar a minha história para além do meu valor como atleta, aliás, repetia-me inúmeras vezes acerca da importância da paixão e dedicação, mas também do esforço e sacrifício”, realçou em comunicado ‘Kikas’, o melhor surfista português de sempre.

O novo projeto conta com o apoio da MEO, que patrocina o atleta há mais de 14 anos, e apresenta uma prova com um formato inovador, composta por três rondas (em que contam as duas melhores ondas de cada ronda) e, para o resultado final, conta o somatório das três rondas, para definir a classificação no ‘leaderboard’ (tabela classificativa). Ou seja, como não há eliminações, é uma competição em que há vencedores, mas não há vencidos.

“Passar o meu testemunho é também responsabilizá-los acerca do oceano, da importância de não largar os estudos e da necessidade de compromisso. Acho que se resume a esta palavra: compromisso, com o próprio, com os outros e com o planeta”, assinalou o atleta, de 31 anos, de Cascais.

O primeiro evento começa já no próximo dia 07 de abril na Costa de Caparica e as inscrições serão feitas a partir de uma ligação que Frederico Morais vai disponibilizar nas redes sociais hoje, com o custo de 20 euros, e o Porto será a próxima paragem, ainda com data a anunciar.

“A forma como passa o seu testemunho e a responsabilidade de modelo para as camadas mais jovens sempre esteve presente na forma de estar do atleta. Aliás, há uns anos, criou uma escola de surf num modelo muito mais abrangente e sistémico do que o treino, no entanto, o calendário de competição apertado obrigou-o a adiar a ideia”, lê-se no comunicado.

Segundo o documento, “mais do que encontrar talentos, o Legasea Tour é um programa de performance desportiva e desenvolvimento pessoal para jovens até aos 14 anos. Trata-se de devolver às novas gerações de surf e à comunidade as ferramentas necessárias para seguirem este caminho, uma oportunidade para todos os miúdos que gostam de surf começarem a ter contacto e a sentir o espirito da competição, num ambiente [diferente], mas, nem por isso, menos profissional”.

O objetivo do projeto é proporcionar aos participantes “muito surf, boas ondas, palestras com o atleta Frederico Morais, mas também com o seu pai Nuno Morais, com o objetivo de testemunhar a sua experiência e envolver a família destes jovens que participam nos campeonatos”, vivendo “um fim de semana de muitas ondas, muita partilha e com uma forte componente familiar, em que se pede, inclusivamente, a participação dos pais dos atletas”.

Últimas de Desporto

A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.