Congresso da UEFA em Lisboa vai reeleger Ceferin para novo mandato na presidência

©facebook.com/people/Cferin-ALeksanđre

A reeleição de Aleksander Ceferin para um novo mandato e a escolha de Fernando Gomes para o Conselho da FIFA são alguns dos pontos do 47.º Congresso da UEFA, que decorre na quarta-feira, em Lisboa.

Da agenda de trabalhos do evento, a realizar entre as 09:00 e as 13:00 no Centro de Congressos de Lisboa, consta, além das eleições, a apresentação de relatórios anuais, incluindo o relatório e contas e o orçamento do organismo para 2023/24.

O esloveno Aleksander Ceferin, que ocupa o cargo desde 2016, será reeleito na presidência, uma vez que concorre sozinho a novo mandato de quatro anos, e também Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), será eleito para o Conselho da FIFA.

Gomes, de 71 anos, que deixará o cargo de vice-presidente da UEFA, por atingir o limite de idade, é candidato único ao lugar no órgão executivo do organismo que rege o futebol mundial, depois da demissão de Noël Le Graët da presidência da Federação Francesa de Futebol.

O líder da FPF vai ser eleito para um mandato de quatro anos, depois de ter cumprido dois mandatos de dois anos cada, o último até 2019, sem que se tivesse recandidatado em 2021, apesar de se ter mantido como membro executivo da UEFA.

A candidatura de Gomes a este órgão executivo da FIFA coincide com a ‘corrida’ de Portugal, juntamente com Espanha e Marrocos, à organização do Mundial2030 de futebol.

O Comité Executivo da UEFA reunir-se-á no dia anterior, 04 de abril, num encontro vedado à imprensa.

No mesmo evento, vai também ser escolhido um vice-presidente da FIFA, cargo para o qual concorrem o húngaro Sándor Csányi, atual titular do cargo, frente ao finlandês Ari Lahti, enquanto Debbie Hewitt e David Martin são os candidatos a ‘vices’ da FIFA das federações britânicas.

Últimas de Desporto

O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
O canoísta português Messias Baptista sagrou-se hoje campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.