Castelo Branco recebe encontro internacional de cidades criativas da UNESCO

©facebook.com/municipiocastelobranco

O município de Castelo Branco promove, de dia 12 a dia 15, o I Encontro Internacional de Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Naquelas datas, o Centro de Cultura Contemporânea recebe escritores, historiadores, jornalistas, políticos e especialistas de todo o mundo (Espanha, Estados Unidos da América, Cabo Verde, Brasil, México, Marrocos e Togo) para pensar o futuro com a criatividade como base para tudo”, referiu, em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco.

A autarquia salientou que o encontro surge no âmbito da sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na categoria de Artesanato e Artes Populares, com o Bordado de Castelo Branco.

O país convidado desta primeira edição é a Ucrânia, onde a tecelagem era um ofício importante para todas as famílias.

“A candidatura de Castelo Branco às cidades criativas da UNESCO com o bordado fica muito mais rica com a discussão à volta do que já está a ser implementado em outros mercados e locais do globo”, lê-se na nota.

Durante quatro dias, Castelo Branco vai estar no epicentro das cidades criativas da UNESCO antes de, em junho, entregar a candidatura do bordado à rede na Categoria de Artesanato e Artes Populares.

Com características que o tornam único e distinto entre os bordados portugueses, o bordado de Castelo Branco luta pelo seu reconhecimento a nível global.

Últimas de Cultura

A primeira edição do Festival Jazz da Batalha arranca na sexta-feira, com uma programação que leva música às quatro freguesias daquele concelho do distrito de Leiria durante o mês de setembro.
A Academia Portuguesa de Cinema (APC) candidatou 'A Flor do Buriti', João Salaviza e Renée Nader Messora, 'Grand Tour', de Miguel Gomes, e 'O Vento Assobiando nas Gruas', de Jeanne Waltz, aos prémios Goya e Colibri, anunciou hoje a instituição.
O secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) considera que "a grandeza da personalidade universalista" de Camões merecia "um maior e mais cuidado reconhecimento", nomeadamente nas comemorações oficiais do V centenário do nascimento do poeta.
A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) vai assegurar o concerto de abertura no Young Euro Classic, em Berlim, o “maior festival de jovens orquestras do mundo”, por “mérito”, disse à Lusa o maestro Pedro Carneiro.
A quinta edição do festival CriaJazz leva às ruas e ao Castelo de Leiria três espetáculos, entre julho e agosto, em que o jazz se cruza com a música do mundo e o teatro num registo festivo, revelou a organização.
A Capela Real do Palácio Nacional de Queluz do século XVIII vai reabrir na quinta-feira, na sequência de obras de restauro para o regresso do Órgão Histórico de Tubos, após um século, anunciou hoje a Parques de Sintra.
Música para "todos os gostos em sete palcos ao longo de 11 dias é uma das promessas da comissão organizadora da 32.ª edição da Feira Agrícola Comercial e Industrial de Cantanhede (Expofacic)", afirmou hoje a presidente do município.
O festival Super Bock Super Rock está de volta à praia do Meco, na Herdade do Cabeço da Flauta, em Sesimbra, nos dias 18, 19 e 20 de julho.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, Vila Nova de Gaia será palco do festival MEO Marés Vivas, que ao longo dos últimos anos se firmou como um dos principais festivais de verão.
Arouca recebe de sexta-feira a domingo mais uma edição da recriação 'História de um mosteiro', que replicará costumes do tempo das monjas da Ordem de Cister com um mercado oitocentista e encenações sobre o escritor Alexandre Herculano (1810-1877).