Castelo Branco recebe encontro internacional de cidades criativas da UNESCO

©facebook.com/municipiocastelobranco

O município de Castelo Branco promove, de dia 12 a dia 15, o I Encontro Internacional de Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Naquelas datas, o Centro de Cultura Contemporânea recebe escritores, historiadores, jornalistas, políticos e especialistas de todo o mundo (Espanha, Estados Unidos da América, Cabo Verde, Brasil, México, Marrocos e Togo) para pensar o futuro com a criatividade como base para tudo”, referiu, em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco.

A autarquia salientou que o encontro surge no âmbito da sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na categoria de Artesanato e Artes Populares, com o Bordado de Castelo Branco.

O país convidado desta primeira edição é a Ucrânia, onde a tecelagem era um ofício importante para todas as famílias.

“A candidatura de Castelo Branco às cidades criativas da UNESCO com o bordado fica muito mais rica com a discussão à volta do que já está a ser implementado em outros mercados e locais do globo”, lê-se na nota.

Durante quatro dias, Castelo Branco vai estar no epicentro das cidades criativas da UNESCO antes de, em junho, entregar a candidatura do bordado à rede na Categoria de Artesanato e Artes Populares.

Com características que o tornam único e distinto entre os bordados portugueses, o bordado de Castelo Branco luta pelo seu reconhecimento a nível global.

Últimas de Cultura

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.