Orquestra de ‘samples’ em cadeira de rodas é destaque no festival Nascentes em Leiria

© Nascentes

O projeto de música eletrónica ‘Ligados às Máquinas’ é um dos destaques da programação do festival Nascentes, que acontece de 28 de junho a 02 de julho em Fontes, aldeia da freguesia das Cortes, em Leiria, anunciou hoje a organização.

Formado por elementos da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), Ligados às Máquinas é “a primeira e provavelmente única orquestra de ‘samples’ em cadeiras de rodas do mundo”, avançou a produtora Omnichord, que prepara a terceira edição de Nascentes.

O festival que tem como “palco e ‘força de criação’ a aldeia das Fontes – onde nasce o rio Lis -, vai promover uma residência artística dos elementos de Ligados à Máquina, que celebram desta forma uma década de existência. O resultado será revelado num espetáculo inédito.

Entre o repertório antigo, vão surgir novas criações trabalhadas a partir de ‘samples’ cedidos por vários artistas, casos da Orquestra e Coro da Gulbenkian, Salvador Sobral, Samuel Úria, Joana Gama, Ana Deus, Rita Redshoes, Bruno Pernadas, Moullinex, Ninfas do Lis, Joana Guerra, José Valente, Surma, Gala Drop, Lavoisier ou Cabrita.

“Do hip-hop ao fado, do rock ao techno, do blues à world music, da música erudita à música concreta, dos sons da publicidade às séries televisivas, tudo se conjuga num espetáculo sonoro único, fruto das vivências do coletivo”, antecipou a organização de Nascentes.

O festival promete “fazer brotar a música e a arte a partir do potencial da aldeia das Fontes”, com concertos, atividades para público infantojuvenil, convívios e um jantar comunitário.

O evento é pensado e desenvolvido de raiz com o apoio e a intervenção direta da comunidade local, processo que promove o “encontro com as pessoas, os lugares e os hábitos”, e que “relaciona artistas e espaços, natureza e criação, rasgo e tradição”.

Além de Ligados à Máquina, foram hoje tornadas públicas as primeiras confirmações do programa, que inclui os Lavoisier, o saxofonista Cabrita, a tradição de Cabo Verde reinventada pelos Kriol e a estreia, “em data única nacional”, do projeto colaborativo ZA! & la TransMegaCobla, “que junta os catalães ZA! à dupla Tarta Relena e aos históricos Megacobla”.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.