Bruxelas sublinha que “este não é o momento” para a “incerteza económica”

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmaram no domingo que "este não é o momento para criar incerteza económica" e que devem ser evitadas "medidas protecionistas".

© Facebook/comissão europeia

As declarações dos dois líderes europeus foram produzidas pouco depois de chegarem à cidade canadiana de Kananaskis, nas Montanhas Rochosas, onde se realiza a 51ª Cimeira do G7, e pouco antes de se reunirem com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que também já se encontra naquela pequena localidade no Canadá.

“Todos temos de evitar medidas protecionistas. Esta é uma mensagem importante que o G7 precisa de enviar aos mercados mundiais”, afirmou Von der Leyen, em conferência de imprensa, numa referência clara aos Estados Unidos.

“Antes de mais, temos de abordar a profunda incerteza e volatilidade da economia mundial”, insistiu a Presidente da Comissão Europeia, para quem “hoje, as tensões comerciais persistem e os riscos já não são abstratos”.

As palavras de Von der Leyen surgem no momento em que a UE e Washington estão a negociar com o ultimato declarado por Trump para impor tarifas de 50% sobre as importações europeias a 09 de julho, se não for alcançado um acordo comercial antes dessa data.

A União Europeia está confiante num acordo de princípio até essa data, mas acredita que serão necessárias mais negociações sobre os pormenores para além de 09 de julho.

Costa associou o aumento das despesas militares europeias, uma das exigências de Trump, à estabilidade comercial e económica, que tem sido perturbada pelos Estados Unidos com a sua guerra tarifária.

“O que temos de falar com os EUA é sobre a forma como podemos assumir maiores responsabilidades”, explicou Costa, acrescentando que “a importância dissuasora do artigo 5º do Tratado da NATO (que estabelece a defesa coletiva) deve ser protegida e preservada”.

“Uma vez que esta é a questão principal, devemos evitar levantar outras questões que comprometam a nossa capacidade económica de assumir maiores responsabilidades pela nossa defesa. Não é altura de criar problemas comerciais porque precisamos de reforçar as nossas economias. Estamos a falar da relação comercial mais importante do mundo”, afirmou o presidente do Conselho Europeu.

“Somos aliados, somos parceiros e somos amigos dos Estados Unidos e entre aliados, parceiros e amigos, quando surgem problemas, o que é preciso fazer é falar. E estamos aqui, neste momento crucial, para falar; não só com os Estados Unidos, mas também com outros parceiros”, declarou Costa, em resposta a questões colocadas pela agência EFE.

Últimas de Política Internacional

A responsável pela política externa da União Europeia (UE), Kaja Kallas, classificou hoje os mais recentes ataques russos à Ucrânia como inaceitáveis, afirmando que Bruxelas está a ponderar impor novas sanções contra Moscovo.
O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse hoje que o seu encontro com o Presidente norte-americano Donald Trump poderá contribuir para a conclusão de um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou este sábado a construção de 60 centrais de ciclo combinado para dar um novo impulso à elétrica estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE).
Uma nova ronda de negociações indiretas entre Israel e o Hamas deverá começar hoje no Qatar sobre um cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza, disse uma fonte palestiniana ligada ao processo.
A Ucrânia reivindicou ter atacado hoje uma base aérea russa, enquanto a Rússia continuou a bombardear o país com centenas de `drones` durante a noite.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta sexta-feira, depois de conversar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que concordaram em “reforçar a proteção” dos céus ucranianos após mais um ataque de drones e mísseis russos.
O chanceler alemão pediu hoje à União Europeias (UE) um acordo comercial rápido e simples com os Estados Unidos, que promova a prioridade a determinadas indústrias chave, seis dias antes do prazo estabelecido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
O pré-candidato anunciado às presidenciais brasileiras de 2026 Ronaldo Caiado, governador do estado de Goiás, advertiu hoje as autoridades portuguesas “que não baixem a guarda” contra organizações criminosas brasileiras que estão a instalar-se com força em Portugal.
O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou hoje o projeto de lei do Presidente Donald Trump, apelidado de "Big Beautiful Bill", sobre as grandes reduções fiscais e cortes na despesa, por uma margem mínima de votos.
O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou hoje que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.