Força Aérea Portuguesa comemora 71 anos em Bragança

© CM Bragança

A população de Bragança vai poder experimentar e observar os vários aviões da Força Aérea Portuguesa que vão “aterrar” e ficar expostos nas praças da cidade durante uma semana, divulgou hoje aquela entidade.

Bragança é a cidade escolhida este ano para assinalar o aniversário da Força Aérea, entre 24 de junho e 2 de julho, com um programa de atividades que, além de demonstrações, inclui também exposições, concertos e uma cerimónia militar, em que esperada a ministra da Defesa Nacional, a 1 de julho.

O programa dos 71 anos foi apresentado hoje em Bragança pelo chefe de Estado-maior da força Aérea, João Cartaxo Alves, que salientou a preocupação de todos os anos assinalar o aniversário, deslocando as comemorações para “lugares do país onde a Força Aérea não é tão visível”.

“Descentralizar é importante porque a maioria das unidades da Força Aérea está localizada muito próximo do litoral, em agregados de grande densidade populacional, como Monte Real, em Leiria , Montijo, Sintra, Beja é a única base no interior”, afirmou.

O chefe do Estado-Maior do ramo destacou que a escolha de Bragança é também uma “homenagem” aos “muitos militares” deste ramo naturais de Bragança.

Entre 24 de junho e 02 de julho, como disse, “vários aviões irão aterrar nas praças de Bragança, vão estar expostos” e “as pessoas podem entrar, mexer, perceber o que quem voa sente”.

Na cidade transmontana, serão também instalados vários stands onde são explicadas as missões das Força Aérea de forma interativa e haverá uma tenda dedicada às evacuações aeromédicas, com exames disponíveis para a população.

Além da cerimónia militar, está programado também um desfile aéreo e todos os aviões da Força Aérea irão fazer demonstrações de capacidades no aeródromo municipal de Bragança, alguns dos quais, nomeadamente os F16, irão participar no festival aéreo de Bragança Careto Airshow, no fim de semana de 24 e 25 de junho.

Esta semana de atividades é o ponto alto das comemorações do aniversário que decorrem durante todo o ano com iniciativas por vários concelhos da região, como concertos.

Simultaneamente, estão a decorrer em todas as escolas do distrito de Bragança dois concursos, um literário e outro de artes plásticas, que permitem aos jovens fazerem as suas criações com motivos da Força Aérea e os resultados vão expostos em Bragança

Outro evento do programa das comemorações é a apresentação feita hoje, em Bragança, do livro “Voar para Salvar 2022”, o ano em que a Força Aérea Portuguesa fez o maior número de missões, apoiando 912 pessoas.

O livro relata estas missões de apoio, desde busca e salvamento a transporte de doentes, com as histórias por detrás dos números, algumas vezes em zonas onde a Força Aérea é a “única mão que ampara”, nomeadamente no transporte de doente das ilhas.

Para o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, receber estas comemorações é uma “grande satisfação”.

O autarca salientou que esta é a primeira vez que as comemorações do aniversário decorrem em Bragança e considerou que “esta também poderá ser uma oportunidade para novos talentos ingressarem na Força Aérea”.

Últimas do País

A Polícia Judiciária, com a colaboração da PSP de Vila Franca de Xira, deteve o suspeito de tentativa de homicídio de três pessoas num bar em Leiria, anunciou hoje aquele órgão criminal.
Um estudo coordenado pela Universidade de Évora (UÉ) concluiu que quase 23% dos estudantes inquiridos em seis universidades portuguesas foram diagnosticados com uma doença mental, metade deles após a pandemia de Covid-19, revelou hoje a academia alentejana.
O tribunal recusou hoje o pedido da defesa de Ricardo Salgado para o ex-banqueiro ser dispensado de comparecer no julgamento do processo BES/GES, cujo início está marcado para 15 de outubro no Campus da Justiça, em Lisboa.
A maioria dos estudantes do ensino superior não terá acesso aos cheques-psicólogo devido aos critérios de exclusão, alerta a presidente da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, que considera insuficiente o número de consultas disponibilizadas.
Menores de 16 anos com problemas emocionais e alguns que manifestam o “desejo de desaparecer” estão a procurar o serviço SOS Voz Amiga, uma situação recente que deixa quem está do outro lado da linha “sem chão”.
O fugitivo da cadeia de Vale de Judeus Fábio 'Cigano', localizado e detido em Marrocos, viu confirmada a sua detenção por um juiz marroquino no âmbito do seu processo de extradição para Portugal, confirmou à Lusa fonte policial.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18:00 de terça-feira e as 07:00 de hoje 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.
A Ordem dos Médicos (OM) vai lançar uma campanha para promover a saúde mental e bem-estar dos médicos e propor alterações legislativas que visam melhorar as suas condições de trabalho, anunciou hoje à Lusa o bastonário.
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifestou hoje preocupação com o plano de rescisões de trabalhadores da RTP, anunciado pelo Governo como parte do Plano de Ação para a Comunicação Social, considerando que não defende a empresa e o jornalismo.
A defesa do ex-banqueiro Ricardo Salgado pediu ao tribunal que o arguido seja dispensado de comparecer no julgamento do processo BES, que começa na próxima terça-feira, face à evolução desfavorável da doença de Alzheimer que lhe foi diagnosticada.