FC Porto sem Marcano, Pepê, Danny Namaso e Evanilson na estreia com Shakhtar

Os futebolistas Iván Marcano, Danny Namaso e Evanilson, todos lesionados, e Pepê, castigado, falharam hoje a convocatória do FC Porto para a estreia no Grupo H da Liga dos Campeões face aos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

De acordo com uma nota publicada no sítio do clube `azul e branco`, o treinador Sérgio Conceição chamou 22 jogadores para o jogo de terça-feira, preterindo quatro dos cinco ausentes notados de manhã nos 15 minutos de treino abertos aos jornalistas, no Olival.

Se o inglês Danny Namaso tem recuperado de uma lesão na anca esquerda, o espanhol Iván Marcano e o brasileiro Evanilson sofreram na sexta-feira uma rotura ligamentar do joelho direito e uma entorse no joelho esquerdo, respetivamente, durante a vitória do FC Porto no terreno do Estrela da Amadora (1-0), para a quinta ronda da I Liga portuguesa.

No boletim clínico figura também o brasileiro Gabriel Veron, que ficou de fora da lista de jogadores inscritos pelos vice-campeões nacionais para a primeira fase da `Champions`.

Já o brasileiro Pepê vai cumprir suspensão no embate face ao campeão ucraniano, após ter sido expulso na receção aos italianos do Inter Milão (0-0), em março, da segunda mão dos oitavos de final da edição 2022/23 da prova, que implicou a eliminação do FC Porto.

Os `azuis e brancos`, vencedores da prova em 1986/87 e 2003/04, viajaram ao início da tarde para Hamburgo, na Alemanha, onde o Shakhtar Donetsk vai receber durante esta temporada os seus compromissos internacionais, devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

A partir das 19:45 locais (18:45 em Lisboa), o treinador Sérgio Conceição e um jogador a designar vão falar em conferência de imprensa no Volksparkstadion, palco da partida de terça-feira, que arranca às 20:00 portuguesas, sob arbitragem do italiano Davide Massa.

O FC Porto vai iniciar a sua 27.ª presença, e quarta consecutiva, na Liga dos Campeões, sendo que a primeira ronda do Grupo H contempla ainda a receção dos espanhóis do FC Barcelona, dos internacionais lusos João Cancelo e João Félix, aos belgas do Antuérpia.

A primeira fase da 69.ª edição da principal prova europeia de clubes vai decorrer até 12 e 13 de dezembro e apura os dois melhores classificados de cada `poule` para os `oitavos`, estando a final prevista para 01 de junho de 2024, no Estádio de Wembley, em Londres.

Lista de 22 convocados:

– Guarda-redes: Diogo Costa e Cláudio Ramos.

– Defesas: João Mário, Jorge Sánchez, David Carmo, Fábio Cardoso, Pepe, Zaidu e Wendell.

– Médios: Marko Grujic, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González, Romário Baró, Iván Jaime e André Franco.

– Avançados: Galeno, Gonçalo Borges, Francisco Conceição, Mehdi Taremi, Toni Martínez e Fran Navarro.

Últimas de Desporto

O Relatório de Análise da Violência Associada ao Desporto (RAViD), hoje divulgado, denota uma “redução significativa do número global de incidentes” em 2024/25, para 7.140, depois de 8.879 em 2023/24.
Os futebolistas da seleção portuguesa de sub-17 e o selecionador, Bino Maçães, que conquistaram no ano passado o primeiro título mundial da categoria para Portugal, foram hoje condecorados com a Ordem do Mérito pelo Presidente da República.
O Presidente da República anunciou hoje que vai condecorar com a Ordem do Mérito os jogadores da seleção nacional de futebol de sub-17 que conquistaram o campeonato mundial, numa cerimónia marcada para 02 de janeiro.
Portugal conquistou hoje o título mundial de futebol de sub-17, pela primeira vez, ao vencer a Áustria, por 1-0, em Doha, na final do Campeonato do Mundo.
A seleção portuguesa de futebol assegurou hoje a nona presença num Campeonato do Mundo, ao golear por 9-1 a Arménia, na sexta e última jornada do Grupo F da qualificação europeia, no Estádio do Dragão, no Porto.
A Assembleia Geral (AG) do Benfica para discussão e votação do Relatório e Contas da temporada 2024/25 foi suspensa devido a incidentes no interior do pavilhão quando o antigo presidente e candidato às eleições Luís Filipe Vieira ia discursar.
Dupla portuguesa ficou em segundo lugar em Milão, naquela que foi a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de Canoagem que decorrem em Itália. João Ribeiro e Messias Baptista falharam ouro por meros 16 centésimos de segundo.
O tenista português Nuno Borges regressa a Nova Iorque para repetir a presença nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, um ‘major’ que considera “muito especial” e que começou a visitar como representante universitário no ‘kids day’.
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.