“O FC Porto é sempre uma daquelas equipas a que presto atenção”

O treinador do Shakhtar Donetsk, Patrick van Leeuwen, revelou hoje que o FC Porto, adversário de terça-feira na estreia da Liga dos Campeões de futebol, é uma das equipas internacionais que acompanhada, até pela partilha de filosofias.

©FC PORTO

“Olho sempre com atenção e muito cuidado para as equipas estrangeiras. O FC Porto é sempre uma daquelas a que presto atenção, pois tem ideias sobre o futebol iguais às minhas, nomeadamente no desenvolvimento dos jovens, em dar-lhes oportunidades na equipa principal. Também tenho muitos amigos que trabalharam e trabalham no clube, por isso acompanho com atenção”, admitiu, na conferência de antevisão ao desafio.

Devido à guerra na Ucrânia, em virtude da invasão pela Rússia, o Shakhtar vai ter de jogar fora do país, esta época em Hamburgo, depois de na temporada passada ter atuado na vizinha Polónia.

“O clube decidiu jogar as provas europeias em Hamburgo, depois de ver várias opções. Desta vez, em Varsóvia era menos interessante. A venda de bilhetes diz que foi uma boa decisão. Estamos muito satisfeitos com a mudança”, disse o técnico, recordando que há na região uma grande comunidade de ucranianos.

Em virtude do conflito armado, Van Leeuwen recordou que o Shakhtar “joga por todo um país”, assumindo que em campo não está em causa apenas uma competição desportiva.

“É muito mais difícil pensar em futebol, quando temos problemas em, simplesmente, viajar de cidade para cidade. Os clubes que participam na Liga da Ucrânia e fazem o melhor que podem para oferecer futebol aos seus compatriotas. Jogamos por todo um país”, especificou.

O técnico vai rever Luís Gonçalves, com quem trabalhou no Shakhtar — na altura, o português era coordenador de prospeção de atletas e o neerlandês responsável pela academia do clube — e que está desejoso de reencontrar.

“Vou gostar de rever os amigos e é por isso que o FC Porto é um clube que faço questão de acompanhar de perto”, reforçou.

Já o capitão Taras Stepanenko elogiou os adeptos do FC Porto pela forma aguerrida como defenderam o clube no seu Instagram, num incidente em que culpabiliza o “tradutor” pelo erro de interpretação das suas palavras, segundo as quais a formação portuguesa era “instável e fácil de defrontar”.

“É uma grande equipa, tal como o Benfica e o Braga. Vimos os últimos jogos do FC Porto e, na época passada, tiveram um grande desempenho na ‘Champions’. O Pepe, com 40 anos, é um jogador absolutamente incrível. Tenho muito respeito pelo FC Porto”, garantiu, em tom bem-disposto.

A mudança da Polónia para Hamburgo nos jogos da Liga dos Campeões foi assumida como positiva: “Quando se soube que íamos jogar em Hamburgo, foram logo vendidos cerca de 37 mil bilhetes para cada um dos jogos. Isso é muito bom”.

“Vivem aqui muitos ucranianos e todos sabemos que os alemães têm ajudado muito a Ucrânia. Queremos dar uma boa resposta no campo e conseguir bons resultados”, completou.

O Shakhtar Donetsk recebe o FC Porto na terceira no jogo de estreia do Grupo H da Liga dos Campeões.

Últimas de Desporto

O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
O canoísta português Messias Baptista sagrou-se hoje campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou hoje a quarta etapa da Volta a Espanha em terceiro lugar, que lhe permite subir à segunda posição da classificação geral, agora liderada por Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor da tirada.
A portuguesa Mafalda Lopes conquistou hoje o Lacanau Pro, etapa francesa do circuito mundial de qualificação de surf, conseguindo a sua segunda vitória internacional, a primeira fora de Portugal.