FC Porto sem Marcano, Pepê, Danny Namaso e Evanilson na estreia com Shakhtar

Os futebolistas Iván Marcano, Danny Namaso e Evanilson, todos lesionados, e Pepê, castigado, falharam hoje a convocatória do FC Porto para a estreia no Grupo H da Liga dos Campeões face aos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

De acordo com uma nota publicada no sítio do clube `azul e branco`, o treinador Sérgio Conceição chamou 22 jogadores para o jogo de terça-feira, preterindo quatro dos cinco ausentes notados de manhã nos 15 minutos de treino abertos aos jornalistas, no Olival.

Se o inglês Danny Namaso tem recuperado de uma lesão na anca esquerda, o espanhol Iván Marcano e o brasileiro Evanilson sofreram na sexta-feira uma rotura ligamentar do joelho direito e uma entorse no joelho esquerdo, respetivamente, durante a vitória do FC Porto no terreno do Estrela da Amadora (1-0), para a quinta ronda da I Liga portuguesa.

No boletim clínico figura também o brasileiro Gabriel Veron, que ficou de fora da lista de jogadores inscritos pelos vice-campeões nacionais para a primeira fase da `Champions`.

Já o brasileiro Pepê vai cumprir suspensão no embate face ao campeão ucraniano, após ter sido expulso na receção aos italianos do Inter Milão (0-0), em março, da segunda mão dos oitavos de final da edição 2022/23 da prova, que implicou a eliminação do FC Porto.

Os `azuis e brancos`, vencedores da prova em 1986/87 e 2003/04, viajaram ao início da tarde para Hamburgo, na Alemanha, onde o Shakhtar Donetsk vai receber durante esta temporada os seus compromissos internacionais, devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

A partir das 19:45 locais (18:45 em Lisboa), o treinador Sérgio Conceição e um jogador a designar vão falar em conferência de imprensa no Volksparkstadion, palco da partida de terça-feira, que arranca às 20:00 portuguesas, sob arbitragem do italiano Davide Massa.

O FC Porto vai iniciar a sua 27.ª presença, e quarta consecutiva, na Liga dos Campeões, sendo que a primeira ronda do Grupo H contempla ainda a receção dos espanhóis do FC Barcelona, dos internacionais lusos João Cancelo e João Félix, aos belgas do Antuérpia.

A primeira fase da 69.ª edição da principal prova europeia de clubes vai decorrer até 12 e 13 de dezembro e apura os dois melhores classificados de cada `poule` para os `oitavos`, estando a final prevista para 01 de junho de 2024, no Estádio de Wembley, em Londres.

Lista de 22 convocados:

– Guarda-redes: Diogo Costa e Cláudio Ramos.

– Defesas: João Mário, Jorge Sánchez, David Carmo, Fábio Cardoso, Pepe, Zaidu e Wendell.

– Médios: Marko Grujic, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González, Romário Baró, Iván Jaime e André Franco.

– Avançados: Galeno, Gonçalo Borges, Francisco Conceição, Mehdi Taremi, Toni Martínez e Fran Navarro.

Últimas de Desporto

João Almeida (UAE Emirates) conquistou hoje a 64.ª Volta ao País Basco em bicicleta, tornando-se, com o maior triunfo da carreira, no primeiro português a vencer a prova, vencendo também a sexta e última etapa.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, prova de abertura do Campeonato do Mundo, e é o primeiro líder do Mundial de Pilotos.
O jornalista Francisco Alves Rito, líder da lista A, foi eleito na sexta-feira presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2025-2028, com um total de 755 votos.
Nuno Borges e Francisco Cabral colocaram hoje Portugal em vantagem sobre o Mónaco (2-1), ao vencerem o encontro de pares frente a Hugo Nys e Romain Arneodo na eliminatória de manutenção do Grupo Mundial 1 da Taça Davis.
Portugal terminou hoje em quarto lugar o Campeonato do Mundo de andebol, depois ser derrotado pela França, por 35-34, no jogo de atribuição da medalha de bronze, que decorreu em Oslo.
O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.