Apenas 15 professores selecionados para 11 casas com renda acessível

Apenas 15 dos 388 professores candidatos foram selecionados para o programa de apoio ao arrendamento, tendo sido atribuídos 11 apartamentos em Lisboa e Algarve, anunciou o Ministério da Educação.

©facebook.com/SindicatodeTodososProfissionaisEducacao

 

De acordo com a lista de docentes, publicada hoje na página da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), foram selecionados oito docentes para apartamentos disponíveis em Portimão e outros sete em Lisboa.

Em comunicado, o Ministério da Educação refere que aos 15 docentes foram atribuídos 11 apartamentos, entre T0 e T4, ao abrigo do Programa de Apoio ao Arrendamento, entre a DGAE e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

O número de professores selecionados é, no entanto, significativamente inferior ao de candidatos (388), ficando também abaixo do total de apartamentos protocolados, que seriam 14 em Lisboa e 15 em Portimão.

As 29 casas protocoladas entre a DGAE e o IHRU destinavam-se tanto a professores e profissionais da saúde deslocados, mas o próprio ministro da Educação referiu esse número quando falava no apoio ao alojamento para docentes deslocados, sem precisar quantas casas estariam disponíveis para esses.

A agência Lusa colocou essa questão o Ministério da Educação, mas até ao momento não obteve resposta.

No comunicado enviado às redações, a tutela refere apenas que ao abrigo do regulamento das condições de elegibilidade e hierarquização dos docentes candidatos “não existiu qualquer exclusão”.

“O Ministério da Educação, através da DGAE, mantém contacto com todos os que, tendo ficado colocados nestes Quadros de Zona Pedagógica, apresentaram candidatura mas ficaram sem atribuição”, acrescenta.

O executivo adianta ainda que será disponibilizado, em breve, um prédio de quatro andares em Lisboa, propriedade da Caixa de Previdência do Ministério da Educação, conforme anunciado na semana passada pelo ministro João Costa.

Últimas do País

O Tribunal de Almodôvar decretou hoje a prisão preventiva do homem suspeito de ter ateado cinco focos de incêndio junto à Estrada Nacional 2 (EN2), entre Castro Verde e Aljustrel, distrito de Beja, revelou fonte policial.
O Ministério Público (MP) acusou 15 arguidos de tráfico de estupefacientes no Bairro do Lagarteiro, no Porto, e em Espinho, foi hoje divulgado.
O antigo primeiro-ministro José Sócrates considerou hoje que um “lapso de escrita” que em 2024 reavivou o processo Operação Marquês, que “estava morto”, foi a “gota de água” que levou à apresentação de uma queixa contra o Estado português.
A Unicef Portugal e outras quatro instituições, unidas numa "Aliança pela Prevenção", apelam hoje ao Governo para que crie um "novo paradigma de tolerância zero para com a violência na infância" e tome medidas para combater o problema.
Quase 80% dos utentes inquiridos num estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelaram um conhecimento inadequado ou problemático dos seus direitos no acesso aos cuidados de saúde.
Cerca de um terço das estações meteorológicas de Portugal continental ultrapassaram ou igualaram, no fim de semana, os seus anteriores máximos históricos de temperatura máxima para o mês de junho, segundo o IPMA.
O IRN e o Ministério da Justiça acrescentam que para "tornar mais eficiente a tramitação dos processos, o balcão do Arquivo Central do Porto encerrará, temporariamente, o atendimento presencial, para poder dedicar os seus recursos aos pedidos recebidos por correio e canal 'online'".
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade começam hoje e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
O envolvimento da Força Aérea no transporte de emergência médica mantém-se a partir de terça-feira, apesar de já ter sido concedido o visto ao contrato entre o INEM e a empresa Gulf Med, a quem foi adjudicado o serviço.
O fenómeno é particularmente visível no Algarve e na Grande Lisboa, onde há concelhos em que os partos de mães estrangeiras já ultrapassam, e de forma clara, os de mães portuguesas.