16 Junho, 2024

Judo/Europeus: Catarina Costa repete em Montpellier vice-título europeu

A judoca Catarina Costa sagrou-se hoje vice-campeã europeia em -48 kg, naquela que foi a sua segunda prata em campeonatos Europeus, desta vez em final disputada em Montpellier.

© Facebook do Comité Olímpico de Portugal

A judoca Catarina Costa sagrou-se vice-campeã europeia em -48 kg, naquela que foi a sua segunda prata em campeonatos Europeus, desta vez em final disputada em Montpellier.

Catarina Costa, que tinha sido `vice` nos Europeus de Sófia, em 2022, voltou a garantir a final e diante da mesma adversária que a tinha vencido na capital búlgara, a francesa Shirine Boukli, vice-líder mundial da categoria mais leve feminina.

Na decisão de hoje, na Sud de France Arena, a judoca da Académica de Coimbra levou o combate até ao golden score, período extra após os quatro minutos iniciais e no qual quem pontuar primeiro garante a vitória.

Sem favoritismo, Catarina Costa, oitava do ranking, entrou praticamente a perder, com Boukli a conseguir uma waza-ari nos primeiros 11 segundos, mas a judoca lusa, orientada pelo seu treinador João Neto, não se desconcentrou.

Depois de castigos às duas judocas ainda antes dos dois minutos, Catarina Costa ainda empatou o combate, também com um waza-ari — concretizado com um sode (técnica de projeção, com a anca e pega) -, a 1.26 minutos do final.

No `prolongamento`, num combate aberto, com a ideia de que o triunfo podia cair para qualquer um dos lados, Boukli garantiu a vitória, com novo waza-ari, aos 1.26 (5.26 no total do combate).

Até chegar à final, a judoca portuguesa tinha vencido a austríaca Katharina Tanzer (27.ª), a espanhola Laura Martinez Abelenda (12.ª) e a eslovena Marusa Stangar (17.ª).

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados