Sabalenka, Gauff e Swiatek nas meias-finais das WTA Finals em ténis

A bielorrussa Aryna Sabalenka, a norte-americana Coco Gauff e a polaca Iga Swiatek juntaram-se na sexta-feira a Jessica Pegula nas meias-finais das WTA Finals, que reúne as oito melhores tenistas da temporada em Cancún, no México.

© Facebook de Aryna Sabalenka

Sabalenka, líder do ranking, e a cazaque Elena Rybakina retomaram o duelo que havia ficado suspenso na véspera, devido à chuva, e a bielorrussa assegurou a segunda vaga disponível no Grupo Bacalar, ao vencer em três ‘sets’, por 6-2, 3-6 e 6-3.

Após o triunfo em duas horas e 27 minutos, a campeã do Open da Austrália e finalista vencida das WTA Finals em 2022 vai agora defrontar nas meias-finais Iga Swiatek, segunda WTA e detentora de quatro títulos no Grand Sam, num encontro que poderá decidir o estatuto de número um da hierarquia no final da época.

A jovem polaca, de 22 anos, conquistou a terceira vitória no Grupo Chetumal, diante da tunisina Ons Jabeur, pelos parciais de 6-1 e 6-2, e está nas ‘meias’, tendo agora pela frente um desafio que, se vencer, mantém em aberto a possibilidade de recuperar a liderança do ranking, caso conquiste o título.

Se Sabalenka levar a melhor na meia-final, termina o ano como número um.

Já Coco Gauff (terceira WTA), de 19 anos, travou uma dura batalha com a checa Marketa Vondrousova (sétima), campeã de Wimbledon, e, depois de recuperar de uma desvantagem de 5-7 e 5-6, conseguiu levar a melhor em três partidas, por 5-7, 7-6 (7-4) e 6-3, ao cabo de duas horas e 28 minutos.

Graças à sua segunda vitória no Grupo Chetumal, a campeã do Open dos Estados Unidos tornou-se a primeira adolescente a alcançar as meias-finais das WTA Finals desde a dinamarquesa Caroline Wozniacki, em 2009.

A próxima adversária de Coco Gauff será Jessica Pegula, sua parceira de pares e também estreante no lote de finalistas, naquela que será a primeira meia-final das WTA Finals 100% norte-americana desde a reintrodução do sistema de ‘round-robin’, em 2003.

Últimas de Desporto

O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, prova de abertura do Campeonato do Mundo, e é o primeiro líder do Mundial de Pilotos.
O jornalista Francisco Alves Rito, líder da lista A, foi eleito na sexta-feira presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2025-2028, com um total de 755 votos.
Nuno Borges e Francisco Cabral colocaram hoje Portugal em vantagem sobre o Mónaco (2-1), ao vencerem o encontro de pares frente a Hugo Nys e Romain Arneodo na eliminatória de manutenção do Grupo Mundial 1 da Taça Davis.
Portugal terminou hoje em quarto lugar o Campeonato do Mundo de andebol, depois ser derrotado pela França, por 35-34, no jogo de atribuição da medalha de bronze, que decorreu em Oslo.
O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.