Queniano Emmanuel Kemboi vence maratona do Porto

O queniano Emmanuel Kemboi venceu hoje a 19.ª edição da maratona do Porto, ao completar o percurso de 42,195 quilómetros em 2:14.13 horas, terminando distante do recorde fixado no ano anterior pelo compatriota James Mwangui.

© D.R.

O atleta, de 35 anos, passou pela meia maratona após 1:04.07 horas e cruzou isolado a meta instalada no Queimódromo, deixando para trás o também queniano Simion Tarus, segundo, a 27 segundos, e o etíope Ashenafi Boja, que finalizou o pódio, a 1.10 minutos.

No quadro feminino, a etíope Tejitu Siyum Alemayehu sucedeu à portuguesa Vanessa Carvalho, ao triunfar em 2:32.06 horas, para ficar à frente da compatriota Sinke Dessie, segunda, a 4.11 minutos, e da queniana Mildred Chepkemei, terceira, a 12.27.

José Sousa, nono classificado, com 2:19.17 horas, e Laura Silva, 48.ª na geral e quarta entre as mulheres, com 2:45.51, foram os melhores portugueses da maratona do Porto, cujo recorde absoluto continua a pertencer ao queniano James Mwangui, com 2:08.47.

Disperso entre Porto e Matosinhos nos últimos anos, o evento recuperou este ano a passagem por Vila Nova de Gaia, que havia sido impedida em 2021 e 2022, face às obras no tabuleiro inferior da Ponte D. Luís I, enquanto a pandemia de covid-19 cancelou a edição de 2020.

Últimas de Desporto

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu hoje a Volta à Suíça, ao triunfar na oitava e última etapa em cronoescalada, em que anulou a diferença de 33 segundos para o então líder, o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels).
Teresa Bonvalot conquistou hoje o seu sexto título de campeã portuguesa de surf, ao triunfar na etapa açoriana da Liga da modalidade, disputada em São Miguel.
A seleção portuguesa conquistou hoje pela segunda vez a Liga das Nações de futebol, ao bater na final a Espanha por 5-3 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Portugal tem hoje a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem de ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.
O piloto australiano Oscar Piastri (Mclaren) venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, nona prova da temporada, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O Paris Saint-Germain sagrou-se hoje campeão europeu pela primeira vez na história, ao golear o Inter Milão, por 5-0, na final da Liga dos Campeões de futebol, em Munique, na Alemanha.
Uma força de 5.400 polícias e gendarmes vai ser destacada para a capital de França e arredores, no sábado, para evitar distúrbios durante a final da Liga dos Campeões entre o PSG e o Inter de Milão, em Munique.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, oitava das 24 etapas do Mundial, e aproximou-se do líder do campeonato.
As inglesas do Arsenal conquistaram hoje pela segunda vez a Liga dos Campeões feminina de futebol, ao vencerem o bicampeão em título FC Barcelona por 1-0, na final da edição 2024/25, disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O número um nacional de ténis, Nuno Borges, considera ter feito uma boa preparação em terra batida para Roland Garros, o que lhe dá "alguma confiança" para o 'major' francês, entre 25 de maio e 08 de junho, em Paris.