CHEGA realiza congresso nos dias 12, 13 e 14 de janeiro

O CHEGA vai realizar o seu sexto congresso entre os dias 12 e 14 de janeiro, em Lisboa, anunciou hoje o presidente do partido, André Ventura, indicando que será recandidato à liderança.

© Folha Nacional

“Pedi à Mesa, em nome da Direção Nacional ontem reunida, que avance para a realização de um congresso eletivo nos dias 12, 13 e 14 de janeiro”, afirmou, em declarações aos jornalistas na sede do CHEGA.

André Ventura indicou que a sexta reunião magna do CHEGA vai realizar-se em Lisboa e terá na ordem de trabalhos a eleição do presidente do partido, à qual já tinha anunciado que se ia recandidatar, e dos órgãos nacionais.

Este congresso vai decorrer um ano depois da última convenção, que decorreu em Santarém, e na sequência de o Tribunal Constitucional ter invalidado a convocatória dessa reunião magna.

O presidente do CHEGA indicou que a Direção Nacional vai convocar um Conselho Nacional que, por sua vez, decidirá marcar formalmente o congresso e disse acreditar que, desta vez, não será obstaculizado pelo Tribunal Constitucional.

“O Conselho Nacional tinha 70 membros e agora tem 30, está tudo como o Tribunal Constitucional apontou”, defendeu.

Nesta reunião do órgão máximo do partido será aprovado o programa com que o CHEGA se apresentará às eleições legislativas anecipadas de 10 de março e André Ventura admitiu hoje que poderá anunciar “alguns nomes” que irão constar das listas de candidatos a deputados, que serão aprovadas pela Direção Nacional.

Últimas de Política Nacional

O presidente do CHEGA critica o aumento dos encargos fiscais, incluindo o IMI, e acusa o Executivo de não romper com as políticas socialistas, defendendo medidas que permitam aliviar os rendimentos das famílias.
André Ventura considera que o Orçamento do Estado para 2027 não responde ao aumento dos custos da habitação, da alimentação e dos combustíveis. "Este é um Orçamento do Estado em que o Governo não consegue reconhecer o momento de dificuldade que os portugueses vivem", afirmou o líder do CHEGA.
O antigo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues (PS), defendeu um bloco central entre PS e PSD para travar o CHEGA. Partido liderado por André Ventura poderá mesmo vencer as próximas eleições.
Isaltino Morais admite que André Ventura possa chegar a primeiro-ministro e aponta uma aproximação entre PS e PSD como forma de travar esse cenário. Em entrevista à RTP, o presidente da Câmara de Oeiras defendeu uma convergência entre os dois partidos para impedir a chegada do líder do CHEGA ao Governo.
PSD, Iniciativa Liberal e PS viabilizaram alterações à lei do Tribunal de Contas que poderão afastar a aplicação de sanções financeiras ao ministro da Administração Interna, Luís Neves. Em causa estão despesas de 14.300 euros com viagens ao Brasil, realizadas em 2023, quando dirigia a Polícia Judiciária.
O presidente do CHEGA responsabiliza PS e PSD pela crise da habitação e acusa José Luís Carneiro de dar luz verde a um Orçamento do Estado sem conhecer o seu conteúdo. André Ventura defende um pacote de emergência com benefícios fiscais, apoios às rendas e menos burocracia.
Socialistas e sociais-democratas preparam alterações à legislação do Tribunal de Contas que poderão beneficiar Luís Neves. A possibilidade de uma amnistia através de uma mudança legislativa levanta questões sobre o alcance da iniciativa e as suas consequências.
Comissão Parlamentar da Transparência considera grave a conduta de Ventura após a divulgação de um vídeo em que o líder do CHEGA percorreu corredores e espaços de outros grupos parlamentares, questionando a ausência de deputados numa sexta-feira.
André Ventura garantiu que a comissão parlamentar de inquérito à atuação de Luís Neves na Polícia Judiciária vai avançar sem interrupções, mesmo durante a discussão do Orçamento do Estado. À saída da tomada de posse da comissão, o presidente do CHEGA denunciou tentativas de travar os trabalhos e assegurou que a investigação continuará mesmo que Luís Neves abandone o Governo.
PSD e PS aprovaram, na especialidade, alterações ao regime de fiscalização do Tribunal de Contas que incluem o afastamento do visto prévio em determinados procedimentos. André Ventura acusa os dois partidos de enfraquecerem o controlo da despesa pública e classifica a decisão como uma “via verde para a corrupção”.