Portugal tenta chegar à nona vitória no Liechtenstein

Portugal, já apurado, procura hoje, perante o frágil Liechtenstein, em Vaduz, novo triunfo na qualificação para o Euro2024 de futebol e ficar mais perto de terminar o Grupo J de forma histórica, apenas com vitórias, algo inédito.

© Facebook da Seleção Nacional

A seleção nacional, que também já garantiu o primeiro lugar, chega a este país dos Alpes, o sexto mais pequeno do mundo, com oito vitórias e um registo esmagador de 32 golos marcados e apenas dois sofridos.

Perante o último classificado do agrupamento, com zero pontos e apenas um golo marcado (25 sofridos), Portugal tem tudo para alcançar a nona vitória em nove jogos e poder despedir-se de forma perfeita no domingo perante a Islândia, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Contudo, esse ‘pensamento’ também aconteceu em 2004, no último jogo oficial da seleção lusa em Vaduz, na corrida para o Mundial2006, mas esse duelo terminou com um impensável empate a dois golos.

Para já, nada aponta que tal cenário, um dos mais ‘negros’ da história da seleção nacional, volte a suceder, num encontro em que já é certo que o guarda-redes José Sá vai somar a sua primeira internacionalização, depois de alguns anos na ‘sombra’ de Rui Patrício e, mais recentemente, de Diogo Costa.

Toti Gomes pode também viver a estreia, assim como João Mário, lateral do FC Porto, chamado para render Diogo Dalot, dispensado devido a questões pessoais.

O defesa do Manchester United é uma das cinco baixas da lista inicial de 26 convocados do selecionador Roberto Martínez, juntamente com Nelson Semedo, Pepe, Matheus Nunes e Rafael Leão, todos devido a problemas físicos.

Bruma, chamado pela primeira vez na ‘era’ Martínez, poderá ter minutos, bem como João Neves, a passar por um excelente momento no Benfica, após a estreia absoluta em outubro na Bósnia.

O Liechtenstein-Portugal está agendado para as 20:45 (19:45 em Lisboa), no Rheinstadion, e terá arbitragem do sueco Mohammed Al-Hakim.

Portugal lidera o Grupo J com 24 pontos, mais oito do que a Eslováquia, segunda classificada, com o Luxemburgo, terceiro, a somar 11. A Islândia é quarta colocada, com 10 pontos, à frente da Bósnia-Herzegovina, com nove, e do Liechtenstein, último, sem qualquer ponto.

Últimas de Desporto

Teresa Bonvalot conquistou hoje o seu sexto título de campeã portuguesa de surf, ao triunfar na etapa açoriana da Liga da modalidade, disputada em São Miguel.
A seleção portuguesa conquistou hoje pela segunda vez a Liga das Nações de futebol, ao bater na final a Espanha por 5-3 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Portugal tem hoje a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem de ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.
O piloto australiano Oscar Piastri (Mclaren) venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, nona prova da temporada, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O Paris Saint-Germain sagrou-se hoje campeão europeu pela primeira vez na história, ao golear o Inter Milão, por 5-0, na final da Liga dos Campeões de futebol, em Munique, na Alemanha.
Uma força de 5.400 polícias e gendarmes vai ser destacada para a capital de França e arredores, no sábado, para evitar distúrbios durante a final da Liga dos Campeões entre o PSG e o Inter de Milão, em Munique.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, oitava das 24 etapas do Mundial, e aproximou-se do líder do campeonato.
As inglesas do Arsenal conquistaram hoje pela segunda vez a Liga dos Campeões feminina de futebol, ao vencerem o bicampeão em título FC Barcelona por 1-0, na final da edição 2024/25, disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O número um nacional de ténis, Nuno Borges, considera ter feito uma boa preparação em terra batida para Roland Garros, o que lhe dá "alguma confiança" para o 'major' francês, entre 25 de maio e 08 de junho, em Paris.
O estádio José Alvalade, em Lisboa, recebe hoje a final feminina da Liga dos Campeões de futebol, entre as espanholas do FC Barcelona, atuais bicampeãs, que estarão privadas da internacional portuguesa Kika Nazareth, e as inglesas do Arsenal.