Mais de mil migrantes chegaram nas últimas 24 horas à ilha de Lampedusa

Um total de 1.087 migrantes chegaram à ilha italiana de Lampedusa nas últimas 24 horas, incluindo 576 que viajavam num barco de pesca localizado e escoltado pela Guardia di Finanza e a guarda do porto.

© Facebook Open Arms

De acordo com os meios de comunicação social italiana, trata-se de uma nova chegada, em grande quantidade, à ilha, cujo centro de acolhimento com 907 migrantes está mais uma vez à beira do colapso, após os 12 desembarques das últimas horas e apesar de a transferência de vários grupos para Porto Empedocle, na Sicília.

Depois de um dia de chegadas contínuas, segunda-feira à noite um barco de pesca com 576 migrantes do Egito, Síria, Iraque, Marrocos, Paquistão e Bangladesh que partiu domingo de Zwara, na Líbia, foi levado para o porto, e outros 43 chegaram pouco depois, pessoas de nacionalidade gambiana, guineense, malaia e senegalesa que também partiram nesse mesmo dia.

Pouco antes, ocorreu um naufrágio na costa da pequena ilha italiana, no qual uma menina de dois anos morreu e pelo menos oito migrantes continuam desaparecidos, segundo sobreviventes.

As autoridades italianas conseguiram resgatar 43 migrantes, entre os quais mulheres e crianças, que conseguiram chegar às rochas da costa norte da ilha, em Capo Ponente, e outros dois jovens migrantes foram salvos por pescadores.

Segundo depoimentos dos resgatados, havia cerca de 50 pessoas no barco.

O Ministério do Interior italiano informou na segunda-feira que desde o início do ano chegaram às costas do país 149.751 migrantes, face a 93.901 no mesmo período do ano passado.

Últimas do Mundo

Uma centena de empresas europeias solicitou à Comissão Europeia medidas para garantir a independência tecnológica dos Estados Unidos, como priorizar a própria indústria nos concursos públicos e criar novos fundos para impulsionar a competitividade do setor.
As defesas aéreas ucranianas abateram 90 'drones' kamikaze sobre várias regiões da Ucrânia durante a noite de hoje, mas também atacaram solo russo, causado danos numa infraestrutura e energia russa, informou a Força Aérea Ucraniana.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e os chefes das agências do medicamento alertaram para os perigos dos fármacos de terapias avançadas não regulamentados que estão a ser vendidos a doentes na União Europeia (UE).
O Conselho da UE aprovou hoje um terceiro pagamento de 3,5 mil milhões de euros à Ucrânia, ao abrigo do mecanismo criado para o país, elevando o total para 20 mil milhões num ano.
A Alta-Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, defendeu hoje que a Rússia apresentou condições para um cessar-fogo que demonstram desinteresse em acabar com a guerra.
O Papa Francisco, hospitalizado devido a problemas respiratórios, expressou hoje profundas condolências às vítimas e sobreviventes do incêndio numa discoteca na Macedónia do Norte que provocou pelo menos 59 mortos e 155 feridos.
Milhares de apoiantes de Jair Bolsonaro encheram hoje a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para mostrar apoio ao ex-presidente do Brasil, que está a ser julgado por alegado plano de golpe de Estado.
O número oficial provisório de vítimas do incêndio de hoje numa discoteca na Macedónia do Norte subiu para 59 mortos e 155 feridos, segundo o mais recente balanço divulgado hoje pelas autoridades locais.
Numa conversa telefónica no sábado à noite, que decorreu por iniciativa de Washington, Rubio informou Lavrov sobre as operações militares contra os Huthis do Iémen, assegurando ao seu homólogo russo de que Washington não permitirá que o grupo rebelde continue a atacar alvos norte-americanos no Mar Vermelho e arredores.
Uma nova equipa de astronautas entrou hoje na Estação Espacial Internacional (ISS) para resgatar os colegas retidos há mais de nove meses, de acordo com imagens transmitidas em direto.