EUA torna ilegais chamadas telefónicas com recurso a Inteligência Artificial

A Comissão Federal de Comunicações dos EUA proibiu hoje chamadas automáticas que contenham vozes geradas por Inteligência Artificial (IA), numa mensagem clara de que não tolerará a exploração da tecnologia para enganar as pessoas.

© D.R.

 

A decisão da agência federal tem como alvo chamadas automáticas feitas com ferramentas de clonagem de voz de IA, ao abrigo da Lei de Proteção ao Consumidor Telefónico, uma lei de 1991 que restringe chamadas indesejadas que usam mensagens de voz artificiais e pré-gravadas.

O anúncio ocorre no momento em que as autoridades do estado de New Hampshire avançam na investigação sobre chamadas automáticas geradas por IA que imitavam a voz do Presidente Joe Biden para desencorajar as pessoas de votar nas eleições primárias no mês passado.

Com efeito imediato, o regulamento autoriza a agência a multar empresas que utilizem vozes de IA nas suas chamadas ou bloquear os prestadores de serviços que as veiculam.

A decisão também abre a porta para os destinatários das chamadas avançarem com ações judiciais e dá às autoridades de investigação policial um novo mecanismo para reprimir os infratores.

“Atores nocivos estão a usar vozes geradas por IA em ligações automáticas não solicitadas para extorquir familiares vulneráveis, imitar celebridades e desinformar os eleitores”, denunciou a presidente da agência, Jessica Rosenworcel, num comunicado.

De acordo com a lei de proteção ao consumidor, os operadores de ‘telemarketing’ não podem usar marcadores de chamada automáticos ou mensagens de voz artificiais ou pré-gravadas para ligar para telemóveis e não podem fazer este tipo de chamadas para telefones fixos sem o consentimento prévio por escrito do destinatário da chamada.

A nova decisão classifica as vozes geradas por IA em chamadas automáticas como “vozes artificiais” e, portanto, reguladas pela legislação em vigor.

Para Rosenworcel, as gravações de áudio que usam IA para imitar pessoas de forma convincente parecem “algo de um futuro distante, mas essa ameaça já está presente”.

As ferramentas sofisticadas de IA generativa, desde ‘software’ de clonagem de voz até geradores de imagens, já estão em uso em eleições nos EUA e em todo o mundo, recordou.

No ano passado, com o início da corrida presidencial dos EUA, vários anúncios de campanha usaram áudio ou imagens geradas por IA, e alguns candidatos experimentaram a utilização de ‘chatbots’ de IA para comunicar com os eleitores.

Os esforços bipartidários no Congresso procuraram regulamentar a IA nas campanhas políticas, mas nenhuma legislação federal foi aprovada, faltando nove meses para as eleições gerais.

Últimas do Mundo

O mundo avança a um ritmo insuficiente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, concluiu um relatório da ONU hoje divulgado, mostrando que apenas 35% das metas registaram progressos moderados.
A ONU considera "altamente improvável" erradicar a pobreza extrema até 2030 devido à lenta recuperação dos impactos da pandemia da covid-19, à instabilidade económica, aos choques climáticos e ao crescimento lento na África Subsaariana, segundo um relatório hoje divulgado.
A OpenAI está a adiar o lançamento do seu próximo modelo de Inteligência Artificial (IA) de código aberto devido à necessidade de testes de segurança adicionais e de "revisão de áreas de alto risco".
Torre Pacheco, em Múrcia, viveu três noites de tensão após a agressão violenta a um idoso de 68 anos por dois jovens imigrantes. O vídeo do ataque tornou-se viral e gerou uma onda de protestos e distúrbios na cidade. O reforço policial evitou novos confrontos no fim de semana.
Mais de dois mil sismos atingiram um grupo de pequenas ilhas no sudoeste do Japão em pouco mais de três semanas, indicou, esta segunda-feira, a Agência Meteorológica do Japão.
A compra do sistema 'Iron Dome' faz parte da estratégia da Roménia para reforçar a segurança nacional e o contrato, avaliado em 1,6 mil milhões de euros, deverá estar concluído este outono.
A Rússia manifestou hoje o seu apoio a uma terceira ronda de negociações com a Ucrânia, embora tenha acusado Kyiv de "não ter pressa", após os últimos contactos entre as partes no início de junho, em Istambul.
O exército israelita matou dois jornalistas na Faixa de Gaza, incluindo os três filhos e a mulher de um deles, informaram hoje fontes locais, elevando para mais de 230 os trabalhadores dos 'media' assassinados desde outubro de 2023.
O Presidente norte-americano anunciou que os EUA vão enviar sistemas de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia, num momento em que as relações entre Donald Trump e o homólogo russo mostram sinais de deterioração.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje a pretensão de reforçar até 2027 o orçamento da Defesa com 6,5 mil milhões de euros, para totalizar 64 mil milhões de euros.