Quatro suspeitos de planear atentado terrorista na Bélgica foram detidos

A polícia belga prendeu hoje um adulto e três menores, suspeitos de terem trocado mensagens sobre um plano de atentado terrorista na Bélgica, informou à agência de notícias France-Presse a procuradoria federal responsável pela investigação.

© DR

 

Os quatro suspeitos, três menores no ‘final da adolescência’ e um jovem de 18 anos, foram detidos durante buscas em Bruxelas, Ninove, Charleroi e Liège, disse Eric Van Der Sypt, porta-voz do Ministério Público.

“Eles são suspeitos de planearem um atentado terrorista na Bélgica”, acrescentou.

Segundo o canal RTBF, as detenções de hoje resultam de uma operação policial destinada a identificar “indivíduos potencialmente violentos e suspeitos de estarem ligados ao extremismo islâmico”.

No entanto, nenhuma arma ou explosivo foram encontrados. A polícia apreendeu telemóveis e computadores portáteis para análise, referiu ainda, confirmando as informações dos meios de comunicação social belgas RTBF e HLN.

As mensagens trocadas pelos quatro suspeitos eram “suficientemente preocupantes para se intervir e realizar buscas”, disse Van Der Sypt.

“Não é que estivessem a planear algo para amanhã, mas era suficientemente iminente para intervirmos”, reforçou.

A relativa juventude dos suspeitos reforça a desconfiança das autoridades. “Eles são muito flexíveis. Se alguém lhes der uma arma, por exemplo, as coisas podem acontecer muito, muito rapidamente. Por isso, não queremos correr riscos”, disse o porta-voz.

Os quatro suspeitos estão a ser interrogados por um juiz de instrução, que irá decidir as medidas de coação.

As autoridades belgas têm estado em alerta máximo desde os atentados jihadistas de 2016, perpetrados por bombistas suicidas que fizeram 32 mortos em explosões no aeroporto de Bruxelas e no metro da cidade.

Em outubro de 2023, um tunisino matou a tiro dois adeptos de futebol suecos em Bruxelas, antes de ser abatido pela polícia.

Últimas do Mundo

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmigal, apresentou hoje a demissão ao parlamento, um dia depois de o Presidente ucraniano ter confirmado Yulia Svyrydenko como candidata ao cargo.
O naufrágio terá ocorrido na segunda-feira por volta das 11h00 locais enquanto a embarcação se encontrava perto das ilhas Mentawai. Sete passageiros, dos 18 que estavam no barco, já foram encontrados.
A operacionalização do primeiro centro está prevista para 2026. A Meta vai investir "centenas de milhares de dólares" em computação.
A Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) anunciou hoje que está em contacto com as autoridades portuguesas e que vai investigar o naufrágio que envolveu um barco de patrulha costeira da Polícia Marítima portuguesa.
O Presidente da China, Xi Jinping, pediu hoje, em Pequim, “apoio mútuo” ao ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, que apelidou de “velho amigo do povo chinês”, segundo a agência russa Sputnik.
O mundo avança a um ritmo insuficiente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, concluiu um relatório da ONU hoje divulgado, mostrando que apenas 35% das metas registaram progressos moderados.
A ONU considera "altamente improvável" erradicar a pobreza extrema até 2030 devido à lenta recuperação dos impactos da pandemia da covid-19, à instabilidade económica, aos choques climáticos e ao crescimento lento na África Subsaariana, segundo um relatório hoje divulgado.
A OpenAI está a adiar o lançamento do seu próximo modelo de Inteligência Artificial (IA) de código aberto devido à necessidade de testes de segurança adicionais e de "revisão de áreas de alto risco".
Torre Pacheco, em Múrcia, viveu três noites de tensão após a agressão violenta a um idoso de 68 anos por dois jovens imigrantes. O vídeo do ataque tornou-se viral e gerou uma onda de protestos e distúrbios na cidade. O reforço policial evitou novos confrontos no fim de semana.
Mais de dois mil sismos atingiram um grupo de pequenas ilhas no sudoeste do Japão em pouco mais de três semanas, indicou, esta segunda-feira, a Agência Meteorológica do Japão.