12 Abril, 2024

EUA reforçam apoio a Rutte para secretário-geral da NATO

A embaixadora dos Estados Unidos para a NATO reconheceu hoje que estão a ser discutidos os "prós e contras" de dois candidatos a secretário-geral, recordando que Washington apoia Mark Rutte, e que é esperada uma decisão até julho.

© Facebook/markrutte

“Há dois candidatos oficiais: Mark Rutte [primeiro-ministro dos Países Baixos] e o Presidente Klaus Iohannis da Roménia. Está a decorrer um debate sobre as qualificações dos dois e vamos continuar a discutir os prós e contras dos dois candidatos até chegarmos a um consenso”, disse Julianne Smith, durante um briefing por videoconferência.

A embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) acrescentou que a expectativa é “chegar a uma resolução sobre isto o quanto antes” e ver o assunto “resolvido até à cimeira de Washington”, em julho.

Julianne Smith recordou que para os EUA há um candidato favorito: “A posição dos EUA é de apoio a Mark Rutte como secretário-geral”.

“Respeitamos Klaus Iohannis por atirar o seu chapéu para o ringue”, completou a embaixadora, utilizando a expressão popular norte-americana “throw your hat into the ring”, utilizada para descrever pessoas que anunciam que querem participar em competições ou eleições.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados