Meloni critica como ataque à liberdade interrupção de reunião de direita conservadora

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, classificou hoje como um ataque à liberdade de expressão a interrupção de uma conferência do grupo de Conservadores e Reformistas Europeus em Bruxelas por ordem de um autarca belga, alegando perturbação da ordem pública.

©Facebook de Giorgia Meloni

As autoridades locais belgas ordenaram na terça-feira a interrupção da polémica Conferência Nacional do Conservadorismo (NatCon) de representantes da direita e direita radical nacionalista, uma decisão criticada como um ataque à liberdade de expressão por Meloni e também por outros líderes europeus.

Devemos “garantir a segurança pública” e “a direita radical não é bem-vinda”, justificou o autarca de Saint-Josse, o socialista Emir Kir, na sua página no Facebook, enquanto ativistas antifascistas prometiam manifestar-se ao final do dia no local da conferência.

Após uma queixa dos organizadores, a justiça belga autorizou que a reunião fosse hoje reatada.

“Isto nunca aconteceu antes, uma conferência com primeiros-ministros, eurodeputados e deputados foi proibida e depois encerrada com uma intervenção da polícia”, disse Georgia Meloni numa carta lida por Nicola Procaccini, eurodeputado dos Irmãos de Itália, partido da chefe do Governo italiano, que pediu desculpa por não estar pessoalmente com os seus colegas conservadores porque o seu avião para uma reunião do Conselho Europeu em Bruxelas estava atrasado.

“Esse episódio pode ser atribuído a um autarca extremista, mas o risco de propagação deste vírus é real. Obrigado a todos vocês por estarem presentes e viva a liberdade”, acrescentou Meloni.

Os participantes do encontro incluem o Vox da Espanha, o partido Lei e Justiça (PiS) da Polónia e o Reconquista, do radical francês Eric Zemmour, todos membros dos Conservadores e Reformistas Europeus.

No evento de dois dias estiveram o político britânico eurocético Nigel Farage, que discursava na terça-feira quando a polícia interveio, e era também esperada a presença do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, na qualidade de convidado.

A decisão do autarca de Saint-Josse foi duramente criticada pelo chefe do executivo belga, Alexander De Croo, na rede X, alertando que a autonomia local “nunca poderá prevalecer sobre a Constituição belga, que garante a liberdade de expressão e de reunião pacífica desde 1830”.

No mesmo tom, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, descreveu a decisão como “extremamente preocupante”, enquanto Orbán denunciou métodos dignos da era soviética.

“A última vez que me quiseram silenciar enviando a polícia foi em 1988, com os comunistas”, escreveu no X.

A NatCon já tinha enfrentado dois cancelamentos nos últimos dias noutros dois municípios de Bruxelas.

A menos de dois meses das eleições europeias, este encontro nacionalista e eurocético decorre num contexto de crescente influência desta família política em vários estados europeus.

Últimas do Mundo

Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.