22 Junho, 2024

União Nacional de Le Pen vence com 31,5%

A União Nacional (Rassemblement National, RN na sigla francesa), de Marine le Pen, venceu hoje as europeias em França com 31,5% dos votos, segundo os primeiros resultados anunciados hoje pelo Parlamento Europeu (PE).

Facebook/MarineLePen/

 

Em segundo lugar, depois da RN (direita radical), ficou a coligação encabeçada pelo partido do Presidente Emmanuel Macron, Renascença, com 15,2% e pela dos socialistas (14%), segundo as primeiras estimativa do PE.

Emmanuel Macron, anunciou hoje que vai convocar eleições legislativas antecipadas na sequência dos resultados das eleições europeias.

A União Nacional, formação de direita radical, já tinha ganho as eleições europeias de 2014 (24,86%) e 2019 (23,34%), mas por margens mais estreitas.

A França elege hoje 81 dos 720 deputados ao PE, com a maioria dos seus eurodeputados (30) a reforçarem o grupo político Identidade e Democracia, seguindo-se o dos liberais Renovar a Europa (14), dos Socialistas & Liberais (13), da Esquerda (8), Partido Popular Europeu (6), Verdes (5) e Conservadores e Reformistas da Europa (5).

As eleições europeias decorreram entre sexta-feira e hoje nos 27 Estados-membros da União Europeia (UE).

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados