Condenado em liberdade condicional agride técnica de reinserção social

Um condenado em liberdade condicional invadiu as instalações de uma equipa de reinserção social em Faro e agrediu uma técnica superior daquele local, que precisou de assistência hospitalar, confirmou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

©D.R.

Segundo os esclarecimentos enviados à Lusa, a DGRSP indicou que a agressão ocorreu cerca das 16h30 de quarta-feira, quando o homem “forçou e danificou a porta” das instalações da equipa Algarve 1, “tendo agredido uma técnica superior que careceu de deslocação e assistência em hospital”.

O Sindicato dos Técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (SinDGRSP) referiu também que, apesar da presença de outras pessoas nas instalações, o homem usou um pé de cabra para forçar a entrada e agredir a funcionária numa perna, tentando ainda acertar na cabeça da coordenadora da equipa.

O presidente do SinDGRSP, Miguel Gonçalves, criticou “a inércia da DGRSP” e alertou ainda para a necessidade de reforço da segurança destes serviços, ao lembrar que recentemente existiu um outro ataque a uma equipa de vigilância eletrónica em Évora.

“Após os atos, o cidadão abandonou as instalações, tendo sido ativada a PSP, que compareceu no local, indo os factos ser comunicados ao Tribunal de Execução de Penas de Évora para os efeitos devidos”, admitiu a DGRSP.

Questionada sobre um eventual reforço da segurança, a direção-geral frisou que estes casos “são excecionais” e, embora tenha manifestado “particular preocupação” com os seus trabalhadores, recusou comentar quaisquer procedimentos que acautelem as condições dos profissionais e das instalações.

Últimas do País

O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, provocou 15 vítimas mortais, segundo o INEM.
Os crimes cometidos por grupos organizados de pessoas que se dedicam a roubos, tráfico de droga e cibercrime quase que triplicaram em 2024 comparativamente a 2023 na área da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P), segundo um relatório hoje divulgado.
O ano de 2025 é o terceiro pior de sempre em termos de área ardida até 31 de agosto, indica o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), avançando que 17% dos grandes incêndios começaram à noite.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou hoje, disse à Lusa fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, avançado que estão meios no local.
O Ministério Público (MP) pediu hoje uma pena de prisão de 12 anos para o homem acusado pelo homicídio do senhorio em Albufeira, no Algarve, em 2024, argumentando a defesa que a morte foi acidental.
Os seis detidos em Espanha numa operação de combate ao tráfico de pessoas foram extraditados para Portugal em agosto, tendo três deles sido colocados em prisão preventiva e um em prisão domiciliária, adiantou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A gripe das aves foi detetada numa exploração de patos de engorda, em Benavente, distrito de Santarém, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), precisando que os animais foram abatidos.
O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) enfrenta uma grave falta de recursos humanos, denunciada pelos sindicatos ao Correio da Manhã.
O líder de uma rede internacional de tráfico de droga recebia uma pensão da Segurança Social, apesar de viver com um património avaliado em cerca de 250 mil euros. A revelação foi feita pelo Executive Digest.
Pelo menos 16 pessoas ficaram esta quarta-feira desalojadas devido à queda da fachada lateral de um prédio antigo vizinho, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, segundo os Sapadores Bombeiros.