Miguel Oliveira 11.º na corrida sprint do GP da Emilia Romagna de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).

©facebook.com/miguel88oliveira

Oliveira cortou a meta a 11,542 segundos do vencedor, com o espanhol Jorge Martin (Ducati) na segunda posição, a 0,285 segundos, e o italiano Enea Bastianini (Ducati) em terceiro, a 1,319.

Com estes resultados, ‘Pecco’ Bagnaia recuperou três pontos ao líder do campeonato, Jorge Martin, ficando a quatro do primeiro lugar.

Bagnaia largou da ‘pole position’, mas foi o piloto madrileno da Pramac que saltou para o comando da corrida logo no arranque.

Já Miguel Oliveira arrancou da 12.ª posição da grelha. O piloto natural de Almada teve de passar pela primeira fase da qualificação, a Q1, mas, ao ser segundo classificado nessa sessão, garantiu a passagem à fase seguinte, a Q2, juntamente com o sul-africano Brad Binder (KTM).

Aí, o piloto português terminou a 1,083 segundos de Bagnaia, autor da ‘pole position’ com quase menos 0,3 segundos relativamente ao tempo que lhe deu a ‘pole’ há duas semanas, neste mesmo circuito de Misano, mas a contar para o GP de San Marino.

Oliveira manteve-se na 12.ª posição na primeira metade da corrida, mas, à sétima das 13 voltas previstas, passou o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), subindo definitivamente ao 11.º lugar.

Essa foi mesmo a volta decisiva para o desfecho da corrida, pois Jorge Martin, que comandava desde o arranque, cometeu um ligeiro erro, abriu em demasia a trajetória e Francesco Bagnaia não se fez rogado, assumindo o comando.

“Não consegui manter a concentração quando recebi o aviso de limites de pista”, lamentou Martin.

Já o campeão mundial, que estava a sentir dificuldades com o pneu dianteiro, sentiu-se muito melhor sem nenhuma mota a causar turbulência à sua frente.

“Tentei tudo para estar a 100 por cento, mas falhei na partida. Ultrapassar o Jorge foi muito difícil. Usei o erro dele para passar e, a partir daí, foi mais fácil gerir o pneu dianteiro. É incrível”, frisou Bagnaia.

Daí em diante, o italiano segurou o primeiro lugar, recuperando mais três pontos na luta pelo campeonato.

O piloto da Ducati parte para a corrida principal de domingo com quatro pontos de desvantagem, sabendo que a diferença entre primeiro e segundo é de cinco pontos. Em caso de vitória, recupera a liderança do Mundial.

Já Miguel Oliveira ficou a zeros, pois apenas os nove primeiros pontuam na corrida sprint.

O português mantém o 13.º lugar do campeonato, com 65 pontos, contra os 321 de Jorge Martin, que lidera.

Últimas de Desporto

O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).