NATO acompanha situação na Coreia do Sul e insiste na relação sólida com Seul

A Aliança Atlântica está a acompanhar a situação na Coreia do Sul, depois da revogação pelo parlamento da lei marcial decretada pelo Presidente, anunciou hoje o secretário-geral da organização, insistindo na solidez da relação com Seul.

© Facebook de Mark Rutte

“Obviamente que estamos a acompanhar a situação. A Coreia do Sul faz parte da nossa associação com o Indo-Pacífico [Coreia do Sul, Japão, Austrália e Nova Zelândia]”, disse o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), à entrada para uma reunião ministerial no quartel-general da Aliança Atlântica, em Bruxelas, na Bélgica.

O ex-primeiro-ministro dos Países Baixos acrescentou que a organização político-militar, da qual Portugal faz parte, está “interessada em saber como é se vai desenvolver” a situação político-social na Coreia do Sul.

Mark Rutte rejeitou fazer mais comentários sobre a “situação interna” na Coreia do Sul: “Não faz parte da NATO, mas é um amigo importantíssimo. Colaboramos de uma maneira muito próxima […], vamos acompanhar momento a momento o que está a acontecer.”

O secretário-geral da NATO considerou que é necessário deixar a população decidir e poder político deliberar sobre os acontecimentos de terça-feira.

Se houver necessidade, Mark Rutte prometeu que voltará ao assunto.

Últimas do Mundo

Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.