Kiev ataca base aérea e um porto da frota russa

As autoridades ucranianas disseram hoje ter atacado “uma das principais bases aéreas” da aviação russa e atingido também um porto do Mar Negro que alberga navios de mísseis russos, utilizados em ataques à Ucrânia.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

O chefe do Centro contra a Desinformação do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Andri Kovalenko, disse que as forças ucranianas atacaram a base aérea de Diaguilevo, uma das principais da estratégia russa, em Ryazan, a menos de 200 quilómetros de Moscovo.

“O porto de Novorosisk, onde a Federação Russa tem porta-mísseis utilizados nos bombardeamentos contra a Ucrânia, foi atacado”, acrescentou Kovalenko.

A Ucrânia ataca regularmente aeródromos e outros alvos militares com ‘drones’ de longa distância de fabrico próprio.

No mês passado, Kiev obteve permissão dos Estados Unidos, do Reino Unido e da França para atacar o território russo com mísseis balísticos fornecidos por estes países.

A Ucrânia já utilizou mísseis ATACMS americanos e mísseis Storm Shadow britânicos contra alvos localizados nas regiões russas de Kursk e Bryansk, na fronteira com a Ucrânia.

Últimas do Mundo

As Forças Armadas italianas vão reforçar a segurança com um sistema anti-drone, caças e um contratorpedeiro na costa de Fiumicino, perto do principal aeroporto de Roma, para o funeral do papa Francisco no sábado, disseram fontes oficiais.
A Comissão Europeia decidiu hoje aplicar uma multa de 500 milhões de euros à ‘gigante’ tecnológica Apple e de 200 milhões de euros à Meta por violação da Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla inglesa).
O número de pessoas que morreram desde o início da época das chuvas em Moçambique subiu para 313, um período marcado por três ciclones que afetaram quase 1,9 milhões de pessoas, segundo nova atualização do Governo.
As cerimónia fúnebres do Papa Francisco vão realizar-se no sábado de manhã às 10:00 locais (09:00 em Lisboa) na Praça de São Pedro, anunciou hoje o Vaticano.
O funeral do Papa Francisco será realizado dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor dentro de um mês, anunciou hoje o Vaticano após a morte do pontífice.
A Rússia retomou hoje os ataques aéreos de longo alcance contra a Ucrânia, após uma breve pausa no domingo devido à trégua declarada pelo Kremlin para a Páscoa, de acordo com fonte militar da Ucrânia.
O Presidente salvadorenho propôs uma troca de prisioneiros com a Venezuela, sugerindo entregar venezuelanos deportados dos EUA, detidos em El Salvador, recebendo “presos políticos” na Venezuela, incluindo de nacionalidade portuguesa.
O papa Francisco morreu hoje, anunciou hoje o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell.
O Presidente dos Estados Unidos disse hoje esperar um acordo “durante a semana” entre a Rússia e a Ucrânia, numa breve mensagem difundida na sua rede social, Truth.
O Exército israelita reconheceu “mal-entendidos operacionais” e “erros” nas mortes de 15 socorristas, na sequência de um ataque a ambulâncias no sul da Faixa de Gaza, devido a “má visibilidade” e anunciou a demissão de um oficial.