NATO inaugura na Polónia primeiro centro de análise partilhado com Kyiv

A NATO inaugurou hoje na cidade polaca de Bydgoszcz (norte) um centro de análise e formação partilhado com a Ucrânia, o primeiro deste tipo criado pela Aliança Atlântica e um país terceiro.

© Facebook de Radmila Szekerinska

Presente na inauguração, a vice-secretária-geral da NATO, Radmila Szekerinska explicou que o Centro Conjunto de Análise, Formação e Educação (JATEC, no original inglês) “é uma instituição única no seu género”, que permitirá à NATO “analisar as conclusões da defesa da Ucrânia contra a Rússia”, referindo-se ao conflito prestes a completar três anos.

“Vamos ouvir, aprender e agir com base na experiência dos nossos amigos ucranianos que lutaram tão heroicamente contra a agressão russa”, segundo a responsável, caracterizando a Ucrânia como “um parceiro próximo” dos aliados e manifestou-se confiante de que o novo centro aproximará Kiev e a NATO.

De acordo com Szekerinska, a “valiosa experiência dos corajosos combatentes ucranianos” e a formação fornecida pelos Aliança aos militares ucranianos irão promover “a interoperabilidade total entre as tropas da NATO e as Forças Armadas ucranianas”.

Também recordou o compromisso dos aliados em 2024 de apoiar a Ucrânia com 40 mil milhões de euros em 2024 “foi ultrapassado”, fixando-se no “50 mil milhões, metade dos quais provenientes da União Europeia e do Canadá”.

“A NATO é responsável por 99% da ajuda militar recebida pela Ucrânia”, disse Szekerinska, acrescentando que “quanto mais forte for a Ucrânia nas negociações, mais hipóteses tem de chegar a um acordo de paz duradouro”.

O ministro da Defesa polaco, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, afirmou que “a criação desta instituição conjunta mostra que a Ucrânia está a aproximar-se da NATO e a tornar-se um parceiro estratégico” da aliança”.

A JATEC será dirigida pelo general polaco Wojciech Ozga.

Últimas do Mundo

Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.