Polónia anuncia aumento da presença militar norte-americana no país

O Presidente polaco Andrzej Duda afirmou hoje que a presença militar dos Estados Unidos na Polónia vai ser reforçada e anunciou a visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Polónia.

© Facebook de Andrzej Duda

Duda fez o anúncio no regresso de uma deslocação aos Estados Unidos, onde se reuniu com Donald Trump à margem da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês).

O Presidente polaco manifestou satisfação pelo facto de Donald Trump planear aumentar a presença das Forças Armadas dos Estados Unidos na Polónia.

O mesmo assunto já tinha sido debatido durante a visita do secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, a Varsóvia.

De acordo com Duda, “não há receio de que a presença dos Estados Unidos na Polónia diminua, mas sim de que se intensifique”.

Além disso, o Presidente polaco anunciou também que Donald Trump aceitou um convite para visitar a Polónia, embora não tenha indicado a data.

O encontro entre Duda e Trump ocorreu numa altura em que o Presidente dos Estados Unidos se prepara para se reunir com outros líderes europeus, incluindo o Presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, em Washington.

Anteriormente, Duda referiu que o chefe de Estado norte-americano tem conhecimento do projeto “Fort Trump”, uma proposta polaca para estabelecer uma base militar permanente dos Estados Unidos na Polónia.

O chefe de Estado polaco afirmou que Trump considera Varsóvia “um dos aliados mais credíveis”, em termos militares e económicos.

Últimas do Mundo

Uma central nuclear em França foi desligada na noite de segunda-feira devido a “restrições ambientais” relacionadas com a onda de calor, anunciou um porta-voz da unidade.
A polícia de Hong Kong levou hoje a tribunal um brasileiro que chegou ao aeroporto do território com quase três quilogramas de cocaína, no valor de mais de 210 mil euros.
As autoridades francesas anunciaram hoje que o país centro-europeu enfrenta uma semana de temperaturas recorde, numa onda de calor com máximas diurnas acima de 40 graus.
A polícia encontrou 2,7 toneladas de cocaína numa propriedade nos arredores de Sydney, na maior apreensão de droga alguma vez registada na Austrália, revelaram hoje as autoridades.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou hoje que vai demitir a liderança do Partido Trabalhista, iniciando o processo para a sua sucessão à frente do Governo dois anos após ser eleito com maioria absoluta.
A França colocou os serviços de emergência e as forças militares em alerta para os incêndios florestais, restringiu o consumo de álcool em público e cancelou alguns eventos desportivos ao ar livre face à onda de calor.
A mulher do primeiro-ministro espanhol vai a julgamento por crimes como tráfico de influência, corrupção e desvio de fundos públicos, sendo impedida de sair do país, entre outras medidas, a decisão hoje um juiz.
Um tribunal iraniano condenou a cantora Parastu Ahmadi e oito músicos a 74 chicotadas, dois anos de proibição de viajar e dois anos de interdição de atividades por participarem num concerto sem cumprirem as normas islâmicas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou esta quarta-feira que os assassinatos e as mutilações de menores em conflitos armados aumentaram 34% em 2025.
A investigação criminal apurou a identificação de cerca de 120 'clientes', tendo sido também acusados 29, mas apenas 28 foram condenados.