CAP pede a Bruxelas orçamento autónomo e forte para política agrícola

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Mendonça e Moura, salientou junto do comissário europeu da tutela, Christophe Hansen, a importância de um orçamento autónomo, forte e dedicado para a agricultura da União Europeia (UE).

© D.R.

Num encontro hoje, em Bruxelas, com Hansen, Álvaro Mendonça e Moura abordou a questão do próximo Quadro Financeiro Plurianual da UE (QFP 2028-2034), salientando que para os países do sul da Europa (para além de Portugal, a Croácia, Espanha, França, Grécia e Itália) defendem um “orçamento forte e dedicado para a Política Agrícola Comum (PAC).

As verbas para a Agricultura têm de manter dotação própria autónoma, explicou, não podendo as verbas para esta rubrica “ser diluídas noutros fundos”, como o de coesão, que têm finalidades sociais.

“O orçamento para a PAC tem de apoiar a agricultura, seja pequena, média ou grande produção”, esclareceu.

Na reunião, o líder da CAP explicou ainda a posição dos seis países, que insistem na importância da reciprocidade quando se discutem acordos comerciais, de modo a que os agricultores da UE estejam em pé de igualdade com os seus parceiros de países terceiros.

A questão da gestão da água, muito importante para países que têm sido atingidos pela seca, foi outro dos pontos abordados, acrescentou à Lusa Mendonça e Moura.

A água tem de ser pensada numa estratégia global, a dez ou vinte anos, e com recurso a fundos do Banco Europeu de Investimento (BEI), por exemplo.

“Uma agricultura competitiva tem de ter água, é precisa uma estratégia global”, acrescentou.

Antes de se encontrar com o comissário Hansen, Mendonça e Moura participou, no Parlamento Europeu, na sessão pública “A importância da Política Agrícola Comum para os países do Sul da Europa”, de que foi coorganizador com o eurodeputado Paulo Nascimento Cabral (PSD), com a participação das delegações congéneres da Croácia, Espanha, França, Grécia e Itália.

A Comissão Europeia propôs hoje um pacote de simplificação burocrática da PAC, que permitirá aos produtores poupar até 1,58 mil milhões de euros anuais e aos governos nacionais 210 milhões de euros por ano.

O elemento de simplificação atravessa todo os aspetos da proposta que quer tornar os pagamentos, certos requisitos e ferramentas de crise mais flexíveis e fáceis de gerir, segundo um comunicado do executivo comunitário.

No que respeita aos pequenos agricultores, o limite do pagamento único anual – ou seja, um único pagamento anual – será aumentado de 1.250 euros para 2.500 euros, ou seja, é duplicado o montante que o Estado pode atribuir sem qualquer condicionalidade ou burocracia.

Últimas do País

Um polícia foi hoje agredido com uma arma branca no Prior Velho, no concelho de Loures, e encontra-se internado em estado “reservado”, disse à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, garantiu hoje que os municípios estão disponíveis para discutir a revisão da lei eleitoral para as autarquias, aguardando por uma proposta concreta do Governo.
O apagão de abril resultou de uma "combinação de fatores" que provocaram elevada sobrecarga de tensão que o sistema elétrico de Espanha foi incapaz de absorver por diversos motivos, incluindo "má planificação" do operador, revelou hoje o Governo espanhol.
A época de exames nacionais começa hoje com mais de 160 mil alunos do 11.º e 12.º anos inscritos para realizarem até ao final do mês as provas que permitem concluir o ensino secundário e concorrer ao superior.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar buscas hoje de manhã em Lisboa, em Loures, Sintra, Amadora e Odemira, no âmbito de agressões ocorridas na Rua do Benformoso, na capital, anunciou aquela força de segurança.
Um sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Peniche, no distrito de Leiria, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Treze doentes permanecem internados no serviço de urgência da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, em Lisboa, alguns já há muitos dias, apenas à espera de uma resposta social, alertou à Lusa o enfermeiro Paulo Barreiros.
O Tribunal de Braga aplicou hoje penas entre os oito e os 14 anos de prisão a um grupo internacional acusado de introduzir na Península Ibérica, por via marítima, grandes quantidades de cocaína dissimulada em contentores de fruta.
As farmácias podem a partir de hoje ter acesso imediato à informação sobre a disponibilidade dos medicamentos, permitindo saber se a quantidade disponível de determinado fármaco é limitada, se está em rutura ou até sem ‘stock’ no distribuidor.
Portugal já retirou portugueses do Irão e está em curso uma operação de repatriamento em Israel, para responder aos 130 pedidos de repatriamento registados até ao momento, disse hoje o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.