Fuga de amoníaco na Madeira obrigou a retirada de 150 pessoas

A fuga de amoníaco ocorrida hoje na Empresa de Cervejas da Madeira, em Câmara de Lobos, obrigou à retirada de 150 pessoas, entre operários e residentes em casas nas imediações, disse o comandante dos bombeiros da localidade.

© ahbvcoimbra

“Toda a parte empresarial foi evacuada” para sul do acidente, afirmou Fernando Gomes aos jornalistas no local.

O comandante acrescentou que foram retirados “40 operários do local onde ocorreu” a fuga “e de outros espaços”, num total de “150 pessoas, incluindo administrativos e operacionais”.

“Nas residências mais próximas tivemos o cuidado de verificar se havia pessoas e fazer a evacuação de todos os espaços”, complementou.

Fernando Gomes indicou que “neste momento continuam ações de monitorização do espaço”, acrescentando que quando houver “qualidade do ar respirável e seguro as pessoas poderão voltar aos seus espaços e residências”.

Segundo o operacional no local estão 14 veículos e 35 operacionais.

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, Richard Marques, disse à agência Lusa que o alerta para a fuga de possível amoníaco naquela empresa, no Parque Empresarial de Câmara de Lobos, foi dado pelas 10:02.

Além da evacuação dos edifícios foi estabelecido um perímetro de segurança de 300 metros.

Dos 40 operários retirados, “11 apresentavam sintomas associados à matéria e dois foram encaminhados para o hospital”, tendo os restantes sido assistidos no local, acrescentou Richard Marques.

Últimas do País

O Governo português desaconselha todas as viagens para Israel e Irão dada a atual situação do conflito, segundo uma informação publicada no Portal das Comunidades Portuguesas.
O presidente da Associação de Concessionários de Praia e Bares da zona Norte defende a necessidade de garantir a segurança nas praias durante todo o ano, porque o atual modelo de nadadores-salvadores está “desajustado da realidade”.
Sete das vítimas mortais da queda de um avião na Índia, esta quinta-feira, constam como cidadãos portugueses, mas nunca terão estado em território nacional. Segundo avançou a Renascença, os sete indivíduos residiam no Reino Unido e terão adquirido a nacionalidade portuguesa sem qualquer ligação direta ao país.
O Tribunal de Leiria aplicou hoje prisão preventiva a três dos suspeitos por mais de uma centena de furtos em cemitérios, interior de veículos e residências e obrigar a apresentações bissemanais a outros dois, disse fonte da GNR.
A violência doméstica foi o crime contra idosos mais denunciado à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) entre 2021 e 2024, período em que os pedidos de ajuda cresceram 8,5%, revelou hoje à Lusa a responsável no Porto.
O Tribunal de Moura decretou hoje a prisão preventiva do homem suspeito de ter matado a tiro o filho e depois fugido em Amareleja, no concelho de Moura, distrito de Beja, na terça-feira, revelou fonte policial.
A GNR deteve, em apenas quatro horas, 50 condutores nas principais vias de acesso à Área Metropolitana de Lisboa, a maioria por conduzir sob o efeito de álcool, numa ação especial de fiscalização rodoviária, foi hoje anunciado.
Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido hoje no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
A GNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras, foi hoje anunciado.
A Força Aérea adquiriu hoje um satélite que capta imagens de alta resolução que podem ser utilizadas para prever fenómenos meteorológicos e catástrofes naturais ou auxiliar em missões de busca e salvamento, além de outros fins militares.