Secretário-geral da NATO pede a europeus que “não se preocupem tanto” com EUA e invistam

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, pediu hoje aos aliados europeus que "não se preocupem tanto" com os Estados Unidos da América e se foquem em aumentar o seu investimento em Defesa.

© Facebook de Mark Rutte

“A minha mensagem para os meus colegas europeus é: deixem de se preocupar tanto [com os EUA]. Comecem a certificar-se de que fazem planos de investimento, que põem a base industrial a funcionar e que o apoio à Ucrânia se mantém a um nível elevado. É nisto que devem trabalhar. E parem de andar por aí preocupados com os EUA. Eles estão connosco”, assegurou Mark Rutte, no primeiro dia da cimeira da NATO, que decorre na cidade de Haia, nos Países Baixos.

O líder da Aliança Atlântica falava num fórum público, evento organizado pela NATO e o governo dos Países Baixos no âmbito da cimeira, altura em que foi questionado sobre como avalia a fiabilidade dos Estados Unidos como aliado, país que tem pressionado os europeus e canadianos a aumentar os seus orçamentos militares.

Rutte garantiu que os EUA estão totalmente comprometidos com a Aliança Atlântica mas avisou que esse empenho “vem acompanhado de uma expectativa” — a dos europeus e canadianos investirem mais em Defesa.

Quanto a manter a Ucrânia como prioridade com a atual situação no Médio Oriente, o ex-primeiro-ministro holandês respondeu que se os líderes políticos não forem capazes de lidar com duas situações ao mesmo tempo “deveriam deixar o negócio da política e das Forças Armadas”.

“Não me parece que seja pedir muito. E, já agora, nós conseguimos. E as provas estão à vista: neste momento, os europeus e canadianos prometeram para este ano 35 mil milhões em apoio militar à Ucrânia. No ano passado, foram pouco mais de 50 mil milhões para o ano inteiro. Agora, antes de chegarmos a meio do ano, já são 35 mil milhões. E há mesmo quem diga que já está perto dos 40 mil milhões”, realçou.

Rutte garantiu que “o apoio à Ucrânia continua a um nível ainda mais elevado do que no ano passado”. No que se refere à paz, não posso prever quando é que ela vai acontecer.

O secretário-geral da NATO voltou a alertar para a “ameaça da Rússia” e pediu que o investimento na indústria seja feito o mais rápido possível.

A cimeira da NATO arrancou hoje e termina na quarta-feira, num encontro no qual os aliados devem acordar em atingir os 5% do PIB em Defesa – 3,5% para “gastos puros” com Defesa (Forças Armadas, equipamento e treino) e 1,5% em investimentos como infraestruturas e indústria – numa altura de alta tensão no Médio Oriente.

Últimas de Política Internacional

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse hoje que o seu encontro com o Presidente norte-americano Donald Trump poderá contribuir para a conclusão de um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou este sábado a construção de 60 centrais de ciclo combinado para dar um novo impulso à elétrica estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE).
Uma nova ronda de negociações indiretas entre Israel e o Hamas deverá começar hoje no Qatar sobre um cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza, disse uma fonte palestiniana ligada ao processo.
A Ucrânia reivindicou ter atacado hoje uma base aérea russa, enquanto a Rússia continuou a bombardear o país com centenas de `drones` durante a noite.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta sexta-feira, depois de conversar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que concordaram em “reforçar a proteção” dos céus ucranianos após mais um ataque de drones e mísseis russos.
O chanceler alemão pediu hoje à União Europeias (UE) um acordo comercial rápido e simples com os Estados Unidos, que promova a prioridade a determinadas indústrias chave, seis dias antes do prazo estabelecido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
O pré-candidato anunciado às presidenciais brasileiras de 2026 Ronaldo Caiado, governador do estado de Goiás, advertiu hoje as autoridades portuguesas “que não baixem a guarda” contra organizações criminosas brasileiras que estão a instalar-se com força em Portugal.
O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou hoje o projeto de lei do Presidente Donald Trump, apelidado de "Big Beautiful Bill", sobre as grandes reduções fiscais e cortes na despesa, por uma margem mínima de votos.
O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou hoje que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.
O Governo norte-americano anunciou hoje que vai cortar o financiamento federal para Organizações Não Governamentais (ONG) envolvidas em distúrbios, independentemente do resultado de uma resolução a aprovar no Congresso sobre este assunto.