Médio Oriente: Israel anuncia desmantelamento de rede do Hamas na Cisjordânia

O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou hoje que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.

© D.R.

Esta é a “maior rede descoberta em dez anos”, segundo um comunicado do Shin Bet, que deu conta da detenção de 60 suspeitos nesta operação, realizada nos últimos três meses.

“Prendemos mais de 60 pessoas, apreendemos 22 armas de vários tipos e resolvemos a investigação sobre um ataque a tiro perpetrado (…) há 15 anos, no qual quatro israelitas foram mortos”, disse o Shin Bet.

Dez células distintas compunham esta rede do grupo palestiniano em Hebron, de acordo com o comunicado, que revelou ainda a existência de um “armazém subterrâneo” utilizado para manter equipamento de combate e abrigar “foragidos procurados pelas autoridades”.

Muitos dos capturados já tinham sido detidos anteriormente e estavam a recrutar, armar e treinar novos membros do Hamas na região “para realizar ataques com armas de fogo e bombas “contra alvos israelitas.

A violência na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967, aumentou durante a guerra na Faixa de Gaza, iniciada por um ataque do Hamas em 08 de outubro de 2023 em solo israelita.

Desde então, pelo menos 945 palestinianos foram mortos pelo Exército ou por colonos israelitas, de acordo com o Ministério da Saúde palestiniano.

Ao mesmo tempo, pelo menos 35 israelitas, incluindo militares, morreram em ataques ou operações militares palestinianas, segundo Israel.

Últimas de Política Internacional

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse hoje que o seu encontro com o Presidente norte-americano Donald Trump poderá contribuir para a conclusão de um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou este sábado a construção de 60 centrais de ciclo combinado para dar um novo impulso à elétrica estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE).
Uma nova ronda de negociações indiretas entre Israel e o Hamas deverá começar hoje no Qatar sobre um cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza, disse uma fonte palestiniana ligada ao processo.
A Ucrânia reivindicou ter atacado hoje uma base aérea russa, enquanto a Rússia continuou a bombardear o país com centenas de `drones` durante a noite.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta sexta-feira, depois de conversar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que concordaram em “reforçar a proteção” dos céus ucranianos após mais um ataque de drones e mísseis russos.
O chanceler alemão pediu hoje à União Europeias (UE) um acordo comercial rápido e simples com os Estados Unidos, que promova a prioridade a determinadas indústrias chave, seis dias antes do prazo estabelecido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
O pré-candidato anunciado às presidenciais brasileiras de 2026 Ronaldo Caiado, governador do estado de Goiás, advertiu hoje as autoridades portuguesas “que não baixem a guarda” contra organizações criminosas brasileiras que estão a instalar-se com força em Portugal.
O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou hoje o projeto de lei do Presidente Donald Trump, apelidado de "Big Beautiful Bill", sobre as grandes reduções fiscais e cortes na despesa, por uma margem mínima de votos.
O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou hoje que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.
O Governo norte-americano anunciou hoje que vai cortar o financiamento federal para Organizações Não Governamentais (ONG) envolvidas em distúrbios, independentemente do resultado de uma resolução a aprovar no Congresso sobre este assunto.