Gastos das famílias em saúde aumentaram 5% em 2023

Os gastos das famílias com saúde aumentaram 5% em 2023, impulsionadas pelo crescimento das despesas em hospitais, consultórios e nas clínicas privadas, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

© D.R.

De acordo com a Conta Satélite da Saúde 2024, a despesa das famílias em hospitais privados aumentou 12,6%, em prestadores de serviços de cuidados de saúde continuados como atividade secundária 11,7%, em outras vendas de bens médicos 8,0% e em prestadores privados de cuidados de saúde em ambulatório 6,5%.

O INE registou também que as famílias “reduziram em 4,8% a sua despesa em farmácias, especialmente na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), desinfetantes, autotestes e testes rápidos de antigénio de uso profissional”.

Os dados revelaram ainda que a despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos Serviços Regionais de Saúde (SRS) das Regiões Autónomas aumentou 3,6% em 2023, menos 3,2 pontos percentuais (p.p.) do que em 2022 (6,8%).

“O financiamento dos hospitais públicos cresceu 8,4%, principalmente devido ao aumento dos custos com o pessoal”, lê-se no documento publicado hoje no ‘site’ do INE.

O crescimento deveu-se à valorização da carreira dos enfermeiros e das remunerações dos trabalhadores em funções públicas e à prorrogação do regime do trabalho suplementar dos médicos em serviços de urgência.

O aumento dos serviços de saúde contratados a entidades convencionadas nas áreas de internamento, hemodiálise e medicina física de reabilitação contribuiu para o crescimento da despesa com hospitais privados (12,4%) e com prestadores privados de cuidados de saúde em ambulatório (10,9%).

A despesa com prestadores públicos de cuidados de saúde em ambulatório registou uma redução significativa de 14,5%, justificada essencialmente pela diminuição dos custos associados ao processo de vacinação contra a covid-19.

A despesa em farmácias teve um decréscimo de 2,1%, refletindo o fim da comparticipação dos testes rápidos de antigénio de uso profissional.

O INE estima para 2024 o aumento da despesa corrente dos principais agentes financiadores, destacando-se as sociedades de seguros (17,3%), o SNS e SRS (10,2%) e os subsistemas de saúde públicos voluntários (9,7%).

“Em termos estruturais, prevê-se o reforço do peso relativo do SNS e SRS (+0,7 p.p.) e das sociedades de seguros (+0,4 p.p.), enquanto a despesa das famílias deverá perder importância relativa, com uma redução estimada de 1,1 p.p.”, sublinhou.

Últimas do País

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) mostrou-se hoje disponível para reforçar o dispositivo especial de emergência pré-hospitalar em todo o país, nomeadamente na Península de Setúbal, área mais fustigada pelo encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia.
O Tribunal da Relação de Coimbra declarou a perda de mandato de Rui Ventura (PSD), presidente da Câmara de Pinhel com funções suspensas, que tinha sido condenado, em primeira instância, por um crime de peculato de uso.
Uma operação conjunta realizada no passado dia 10 de julho, em Casal de Cambra (concelho de Sintra), resultou na deteção de uma creche ilegal onde se encontravam dez crianças, todas com menos de três anos, sem qualquer supervisão e em condições altamente perigosas.
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou hoje para a falta de ‘kits’ de pesquisa de sangue oculto nas fezes para rastreio do cancro do cólon e reto em várias Unidades Locais de Saúde (ULS).
O ex-motorista do antigo ministro Eduardo Cabrita foi condenado a 14 meses de prisão com pena suspensa pelo atropelamento mortal de um trabalhador na A6. O acidente ocorreu enquanto o arguido seguia numa faixa da autoestrada. A sentença foi proferida após seis semanas de julgamento.
A GNR deteve 13 homens e três mulheres nos concelhos de Aljustrel e Alcácer do Sal por suspeita de crimes de tráfico de droga no âmbito de uma investigação que durava há cerca de dois anos.
A nova unidade hospitalar vai dar apoio ao Hospital Amadora-Sintra, um dos maiores na região de Lisboa e Vale do Tejo, passando a atender os casos não urgentes no serviço de urgência.
Um incêndio agrícola que deflagrou hoje no concelho de Alter do Chão, distrito de Portalegre, está a ser combatido por 105 operacionais apoiados por 24 veículos e sete meios aéreos, disse fonte da Proteção Civil.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) contrariou hoje a Lactogal relativamente à classificação dos resíduos em causa nas descargas no rio Onda e defendeu a necessidade de uma fiscalização rigorosa e de procedimentos legais exigentes.
A PJ deteve hoje cinco funcionários públicos dos portos de Setúbal e Sines, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga que já tinha levado à detenção de dois funcionários da Autoridade Tributária (AT) em fevereiro.