Indianos já são a segunda nacionalidade mais numerosa em Portugal

A comunidade indiana tornou-se, este ano, a segunda mais numerosa em Portugal, totalizando 98.616 cidadãos. Até então, esse lugar era ocupado por Angola, que agora ocupa a terceira posição, com 92.348 residentes.

© LUSA/MIGUEL A. LOPES

A comunidade indiana tornou-se, este ano, a segunda mais numerosa em Portugal, totalizando 98.616 cidadãos. Até agora, esse lugar era ocupado por Angola, que passa para a terceira posição, com 92.348 residentes.

Verificou-se igualmente um aumento de 3% na proporção de homens estrangeiros, que representam atualmente 56,1% do total de imigrantes, face aos 53% registados em 2023. A faixa etária entre os 18 e os 34 anos mantém-se como a mais representativa entre os imigrantes, contabilizando 380.603 homens e 260.311 mulheres nessa idade.

O exercício de atividade profissional continua a ser o principal motivo para a atribuição de autorizações de residência, com 63.527 casos registados em 2024. Em segundo lugar surgem os títulos concedidos ao abrigo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com 59.372 autorizações.

A nacionalidade brasileira permanece como a mais representativa em Portugal, com 484.596 cidadãos detentores de título de residência — número ao qual não se somam os milhares de brasileiros que já adquiriram nacionalidade portuguesa.

Estrangeiros a residir em Portugal quadruplicaram em sete anos

No mesmo dia em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a Lei dos Estrangeiros, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) divulgou o seu relatório anual com os números oficiais da imigração.

O número de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal quadruplicou em sete anos, com cerca de 1,5 milhões registados no final de 2024, segundo dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

De acordo com o Relatório de Migrações e Asilo 2024, divulgado hoje, no final de dezembro de 2024 estavam registados 1.543.697 cidadãos estrangeiros a residir em território nacional, abaixo das estimativas feitas em abril.

Em comparação com o final de 2017, quando residiam em Portugal 421.802 cidadãos estrangeiros, o número quase quadruplicou.

Últimas do País

A consultora do antigo ministro do PS vai receber mais de 46 mil euros do Instituto Camões para um estudo de dois meses sobre educação em Timor-Leste. O negócio, feito por consulta direta, está a gerar polémica pela proximidade política e pelo valor atribuído.
Fogo deflagrou de madrugada na rua Dr. Miguel Bombarda e mobilizou mais de 30 operacionais. Três edifícios ficaram gravemente danificados, mas não há feridos.
Uma mulher de 49 anos morreu hoje após ter sido “atropelada pelo próprio carro” numa rua de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, informou à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Proprietário foi raptado por três assaltantes quando fechava o estabelecimento. Vítima foi agredida e obrigada a entregar cartões bancários. Suspeitos estão em fuga.
O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira fez, em 15 anos de atividade, que se assinalam domingo, tratamentos que levaram ao nascimento de mais de 220 bebés.
O tempo médio de espera para doentes urgentes no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra ultrapassou esta manhã as 10 horas, de acordo com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Web Summit arranca em Lisboa na segunda-feira, com mais de 900 oradores e mais de 70.000 participantes, de acordo com dados da organização, num evento onde a inteligência artificial (IA) continua em destaque.
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha açoriana do Faial, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Um homem, de 72 anos, morreu hoje durante um assalto à ourivesaria de que era proprietário, em Arraiolos, no distrito de Évora, estando os dois suspeitos do crime em fuga, revelou uma fonte da GNR.
A PSP apreendeu hoje várias armas na Figueira da Foz, que se suspeita que eram usadas por um homem para causar medo à sua companheira, afirmou o Comando Distrital.