SIMA exige respostas sobre papel da TAP após perda de licenças da Menzies

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) exigiu "respostas concretas" sobre o papel da TAP enquanto acionista da antiga SPdH, agora Menzies Aviation, acerca da possível perda das licenças de 'handling', numa reunião no Ministério das Infraestruturas.

© D.R.

Este encontro acontece após um concurso para assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro ter preliminarmente atribuído as licenças ao consórcio Clece/South, do universo Iberia, tendo a Menzies ficado em segundo lugar.

O SIMA manifestou a “sua profunda preocupação com os postos de trabalho e exigiu respostas concretas sobre o papel da TAP enquanto acionista, uma vez que detém 49,9% do capital social da SPdH (Menzies)”.

De acordo com o sindicato, “ao contrário do que alguns ‘arautos da desgraça’ insistem em afirmar, a TAP não é obrigada a vender a sua participação – e quem afirma o contrário deve, no mínimo, ler a legislação antes de propagar inverdades”.

O SIMA sublinhou que tem vindo, há muito tempo, “a alertar as entidades competentes para o amadorismo e a incompetência que caracterizam a gestão da Menzies – um verdadeiro momento de ‘magia negra’ para os trabalhadores, resultado de decisões erradas e de uma administração incapaz de gerir com responsabilidade e visão”.

O sindicato disse que “esta não foi a primeira reunião do SIMA no Ministério” nem a primeira vez que se dirigiu “aos grupos parlamentares para denunciar a gestão danosa dentro da empresa”, mas que “apesar dos alertas, nada foi feito”.

“E o resultado está à vista, um ponto negro na história da Menzies e da aviação civil em Portugal”, indicou, apontando que “o quadro da empresa é composto por cerca de 1.650 trabalhadores, dos quais 600 estão contratos TAP, 150 são efetivos da Menzies e aproximadamente 900 são trabalhadores precários”.

O sindicato apontou que “tem vindo a denunciar, repetidamente, práticas abusivas, salários abaixo do salário mínimo nacional, pagamento incorreto das horas noturnas, perda de direitos como o parque de estacionamento, despedimentos injustificados e um clima de medo alimentado por ameaças da empresa”, salientando ainda que “a experiência e o conhecimento de anos de serviço têm sido simplesmente descartados”.

No relatório preliminar do concurso, a que a Lusa teve acesso, o júri liderado por Sofia Simões deu uma classificação de 95,2523 ao agrupamento Clece/South, do universo Iberia, tendo a Menzies (antiga Groundforce) terminado com uma classificação de 93,0526.

Últimas de Economia

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que a taxa de inflação homóloga foi de 2,3% em outubro, menos 0,1 pontos percentuais do que a verificada em setembro.
O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,8% até setembro, face ao mesmo período de 2024, para 57,028 milhões, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O índice de volume de negócios nos serviços subiu 2,6% em setembro face ao mesmo mês de 2024, mas desacelerou 0,2 pontos percentuais relativamente a agosto, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O preço da carne de novilho não para de subir e já pesa no bolso dos portugueses. Em apenas dois anos, o quilo ficou 5 a 6 euros mais caro, um aumento de quase 100%, impulsionado pela guerra na Ucrânia e pela alta dos cereais que alimentam o gado.
As três maiores empresas do setor energético exigem a devolução de milhões de euros pagos ao Estado através da Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE), um imposto criado para financiar a redução da dívida tarifária e apoiar políticas ambientais, mas que, segundo o tribunal, foi aplicado de forma ilegal no setor do gás natural.
As exportações de bens aumentaram 14,3% e as importações subiram 9,4% em setembro, em termos homólogos, acumulando um crescimento de 1,9% e 6,5% desde o início do ano, divulgou hoje o INE.
O valor médio para arrendar um quarto em Lisboa ou no Porto ultrapassa metade do salário mínimo nacional. Perante a escalada dos preços e orçamentos familiares cada vez mais apertados, multiplicam-se as soluções alternativas de pousadas a conventos, para quem procura um teto a preços mais acessíveis.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) defende que Portugal deve optar por reduzir as isenções fiscais e melhorar a eficiência da despesa pública para manter o equilíbrio orçamental em 2026, devido ao impacto das descidas do IRS e IRC.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito à habitação para jovens, disse hoje o presidente executivo em conferência de imprensa.
O índice de preços dos óleos vegetais da FAO foi o único a registar um aumento em outubro, contrariando a tendência de descida generalizada nos mercados internacionais de bens alimentares. O indicador subiu 0,9% face a setembro, atingindo o nível mais elevado desde julho de 2022, segundo o relatório mensal divulgado pela organização.